Carolina – Maranhão

A primeira vez que visitamos o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi em janeiro de 2011, mas já fomos lá 5 vezes ( levei os filhos e também já fomos com amigos) e temos outro passeio marcado para outubro desse ano . Será que a gente gosta do lugar? A cidade de Carolina fica no sul do Maranhão, à 250 km de Bernardo Sayão (onde moramos). São 89 cachoeiras e 400 nascentes espalhadas pela região. Uma delas é Itapecuru, situada à 35 km de Carolina. O local tem restaurante, chalés (já ficamos hospedados no chalé em Itapecuru mas não gostamos) e duas belíssimas cachoeiras, conhecidas como cachoeiras gêmeas. É bem gostoso para passar o dia.

Mas a grande atração da região é o complexo de Pedra Caída. Fica a 36 km de Carolina, no sentido oposto à Itapecuru e possui mais de 12 mil hectares destinados ao ecoturismo com várias cachoeiras, trilhas bem planejadas com passarelas e rampas, piscinas, toboáguas e uma enorme tirolesa com 1.400 metros de comprimento, conhecida como uma das mais altas da América do Sul. Para chegar até ela há uma longa subida pelas encostas do morro, mas atualmente há também a opção de um teleférico. Marco, Rafael e Felipe já foram, eu prefiro ficar para tirar as fotos, afinal alguém precisa registrar né…Os passeios para as cachoeiras são sempre acompanhados por um guia: alguns caminhando pelas trilhas e alguns de carro. As principais que visitamos sempre são: a Cachoeira do Santuário, minha preferida, com 46 metros de altura, fica escondida por paredões de um cânion e para chegar até ela é preciso atravessar um longo caminho. Mas vale muito a pena. É belíssima! Também gostamos de ir na Gruta da Caverna e Cachoeira do Capelão (nessas duas o acesso é de carro).

DCIM\100GOPRO\GOPR0789.JPG

Os chalés do complexo de Pedra Caída são novos e muito confortáveis. Na nossa última ida ficamos hospedados lá e na minha opinião é a melhor escolha para hospedagem.

Eu adoro esse lugar…e acho que  não dá para descrever, tem que conhecer.

São tantas fotos lindas  que fica difícil escolher…

para encerrar, essa do Felipe, sendo um filho muito obediente, depois da mãe ter falado várias vezes para não subir porque é perigoso…

DCIM\100GOPRO\GOPR1039.JPG

Como ele chegou ai? Não faço a menor ideia….

Outro lugar muito famoso na região é o Poço Azul,  que fica no município de Riachão, a 135 km de Carolina. A atração é bastante cobiçada, com uma piscina natural de 5 m de profundidade com águas cristalinas, mas ainda não fomos conhecer.

Espero que tenham gostado… quem quiser conhecer terei prazer em acompanhar …

Beijo com carinho

Lara Beatriz

3 comentários em “Carolina – Maranhão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.