Outubro rosa – Câncer de mama

Hoje vou falar de um assunto diferente por aqui, mas de suma importância… Aproveitando que estamos no mês de outubro, vou falar um pouco sobre a campanha Outubro Rosa e o câncer de mama.

Outubro rosa é uma campanha internacional de saúde, organizada por grandes instituições com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença e levantar fundos para pesquisas de causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. Pretende educar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Também oferece apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo, sendo 1,40 milhões de novos casos por ano de acordo com a Organização Mundial de Saúde. É um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em um conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 53 mil casos por ano.

Atualmente as chances de cura do câncer de mama são bem altas (quando descoberto precocemente), mas a doença é sempre muito assustadora. Em maio do ano passado, em um exame de rotina, minha mãe foi diagnosticada com a doença. Ela sempre cuidou da saúde, com exames periódicos, e consultas, e a descoberta do câncer foi um choque para toda a família. A cirurgia foi marcada rapidamente, onde foi feita uma mastectomia total. Como moro no Tocantins e ela em Araraquara – SP, e foi tudo muito rápido, não pude estar com ela para acompanhar a cirurgia. Tentei ficar com minha irmã ao telefone procurando ajudar de alguma forma, pois ela estava cuidando de tudo sozinha, mas a cada nova notícia o medo e a preocupação tomavam conta…  foi sem dúvida um dos momentos mais angustiantes de toda minha vida… inesquecível 1º de julho de 2017.

Graças a Deus a cirurgia foi um sucesso e ela se recuperou super bem. Manteve-se sempre otimista e confiante. A seguir uma fala dela contando como foi quando soube do diagnóstico.

” Receber o diagnóstico de um câncer de mama é um susto enorme. Sabemos muito sobre a doença, mas se torna pouco quando nos deparamos com cirurgia, mastectomia, quimio, radioterapia, queda de cabelo e outros efeitos do tratamento. Felizmente hoje em dia muitas mulheres tem acesso à esses procedimentos, e agradeço a Deus por ser uma delas.”

Acredito que o maior medo quando falamos de câncer é o da “perda”. Mas acho que na verdade ganhamos: Ganhamos na fé, na proximidade com Jesus, nas lágrimas que dividimos, no abraço confortante de um amigo e na experiência que nos fortalece. Em momento algum, nenhum mesmo, tive medo de perder minha mãe. Não sei explicar o que era, sei que tenho muita fé, mas era uma convicção tão certa que acho que dei a ela menos atenção do que ela merecia. Os medos, as angústias e as inseguranças com cada nova fase do tratamento unem e fortalecem. As desavenças com coisas que já não tem tanto valor perdem lugar para um só propósito: de amor e união. A rotina exaustiva de exames e consultas, a espera por cada resultado, tudo novo, tomando uma direção que até então não fazia parte do nosso cotidiano, e ela foi vencendo com bravura.

Minha mãe teve a graça de ser contemplada com um plano de saúde que cobria o tratamento. Estava cercada por médicos e enfermeiras que a tratavam com carinho e dedicação, mas também vivenciou situações e casos de outros pacientes que a fizeram repensar em seus problemas e agradecer sempre a Deus, mesmo nos dias mais difíceis. Recebeu gestos e manifestações de pessoas queridas, e também de desconhecidas, ou talvez não tão próximas, mas que se uniram a ela em oração, ou através de uma palavra de conforto em uma rede social ou em um telefonema.

A queda de cabelo é sem dúvida um dos  momentos difíceis do tratamento, e lembro com lágrimas nos olhos do dia em que ela e minha irmã rasparam os poucos fios que ainda existiam. Mesmo sabendo que é apenas algo estético, nós mulheres sabemos muito bem o quanto representa para nossa estima. Mas ela foi guerreira, e venceu cada fase com a certeza de que dias melhores estavam chegando.

O câncer já não é mais uma sentença de morte e a chance de cura é possível . Porém  a batalha é ainda muito árdua e o tratamento desgastante, exigindo muita força de vontade  e determinação. Não é possível vencer sem apoio, sem suporte e sem fé.

Hoje me sinto curada. Estou curada. Acreditei desde o início que venceria. O apoio da minha família foi fundamental, mas foi a fé que me manteve em pé todos os dias. Obrigada meu Deus! Outubro é só um mês de uma importante campanha do câncer, mas nós, mulheres, devemos sempre ficar atentas, fazendo os exames periodicamente e o auto exame.

O que mais aprendi com tudo isso? A certeza de que Deus tem sempre um propósito em tudo … e que Ele sempre nos ampara e nos prepara para enfrentar nossos problemas. E claro, que o amor e a união devem sempre ser prioridades! Nada dura para sempre, isso é fato: dormimos e acordamos a cada novo dia sem saber o que nos espera, cabe a cada um de nós tornar o hoje especial, aproveitar o máximo, criar momentos, construir histórias e se tornar importante na vida de alguém.

Dedico esse post à minha mãe, com toda meu amor e orgulho por sua força e coragem! Que Deus te conceda ainda muitas graças e que você seja feliz! E a minha irmã Marcia, que foi companheira em todos os momentos!

Beijos de fé e gratidão!

Com carinho,

Lara Beatriz

Cuide-se… Previna-se… Celebre a vida! Câncer tem cura sim!!!

Um comentário em “Outubro rosa – Câncer de mama

  1. Emocionante… Dona Sônia é uma Guerreira. 👏🏻👏🏻
    Mais emocionante foi ver você enfrentar tudo isso com toda essa distância sempre tão serena e confiante em Deus. Você me inspira. 😍😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.