A primeira vez que fui à Curitiba foi em 2011. Rafael estava morando em Ponta Grossa, onde cursava a faculdade, e eu fui para ajudar a organizar a casa (na verdade minha mãe disse que fui quando era criança, mas como não lembro, não conta) . Aproveitamos para conhecer Curitiba no fim de semana. Foi bem rápido, mas conseguimos aproveitar bastante, fazendo um tour pelos principais pontos.






Foi uma viagem especial, só nós dois, em um lugar incrível. Quando temos mais de um filho acho importante termos momentos exclusivos com cada um. Rafa estava começando uma nova fase, morando longe,e poder ficar com ele alguns dias foi muito bom.
Depois voltei com a família completa, em junho de 2012. Nos encontramos no aeroporto de Brasília, e seguimos juntos para Curitiba.

E essas carinhas de crianças??? Que linnnndos!!!

Aproveitamos o feriado de Corpus Christi, e apesar do frio, foram 3 dias de muito passeio e diversão pelos pontos turísticos da cidade, além de muita comida boa.

Curitiba, capital do Paraná, possui quase 2 milhões de habitantes e é o município mais populoso do Paraná. Foi colonizada por imigrantes europeus, que contribuíram fortemente para a atual diversidade cultural. É considerada como uma cidade ecologicamente sustentável, se destacando pela quantidade e qualidade de seus parques e praças, com qualidade de vida e boa infraestrutura. É encantadora!


Os momentos que passamos juntos são sempre muito especiais… e divertidos!
Entre os principais pontos turísticos, um dos mais bonitos é o Jardim Botânico.

O Jardim Botânico possui uma área bem ampla, com uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado. O local expõe permanentemente plantas originárias dos mais diversos pontos do território brasileiro. Conta também com jardins em estilo francês, sempre florido, com flores lindas, muito bem cuidado e trilhas que cortam o bosque, além de um lago com passarela.

Também visitamos a Ópera de Arame. O local é feito em ferro tubular, numa estrutura semelhante à Ópera de Paris. É destinado a eventos culturais e shows, e possui uma lanchonete que tem a melhor coxinha que já comi na vida… sensacional.

O local é cercado por um lago, repleto de peixes, além de uma cascata, uma passarela aramada de entrada com um bonito paisagismo.

Parque Tanguá: construído em uma antiga pedreira, é dividido em parte alta e parte baixa. Na parte alta há chafaris, jardins, lojinha, lanchonete e um mirante com uma bela vista da cidade.


Na parte baixa tem uma cascata, um lago e um túnel com aproximadamente 50 metros, escavado em uma de suas paredes rochosas.

O parque conta ainda com infra-estrutura de lazer como pista de caminhada, ciclovia, lanchonete e quiosques com churrasqueiras.
Torre Panorâmica: Com uma altura de 110 m, o local oferece uma belíssima vista de toda cidade, numa visão de 360º, além de um mapa de metal em relevo com todos os detalhes da cidade e o Museu do telefone.

Museu Niemeyer: conhecido como Museu do Olho, foi inaugurado em 2002, num projeto de Oscar Niemeyer.


Praça Tiradentes: é o marco zero da cidade, de onde são medidas todas as distâncias. Serve como ponto de partida para os passeios das linhas de turismo. É também nessa praça que fica a catedral.


Rua das Flores: fica no centro de Curitiba, é um calçadão que vai da Praça Osório até a Rua Presidente Faria. Considerada um ponto de encontro na cidade, com muitas flores, bancos e um vasto centro comercial. Quando fomos em 2013 ficamos hospedados em um hotel nessa rua, e conhecemos toda a região.

Meu esposo Marco morou em Curitiba em 1982, sim, há muito tempo, e jurava que a casa que tinha morado era próxima ao hotel onde estávamos. Andamos horas procurando a “tal” casa que ele acreditava saber onde era, passamos por lugares duvidosos e … não encontramos nada, óbvio, acho que nem ele lembrava de verdade onde era.

Para fazer os passeios utilizamos a Linha Turismo, que é uma linha de ônibus especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade.


Entre as cidades brasileiras que conheço, Curitiba sem dúvida é a minha favorita. Acho a cidade linda, com flores, praças, uma cidade que mistura tradições com modernidade, adoro o clima frio e os restaurantes são excelentes. Sem falar nos shopping centers, com as lojas mais incríveis e marcas internacionais.
Depois de formado Rafael foi contratado por uma multinacional em Curitiba, e atualmente reside na cidade, o que me leva a frequentar com ainda mais prazer. Fui em julho deste ano, com a Beatriz. Foram dias de muita comilança, nos melhores restaurantes da cidade. Além de drinks e sobremesas espetaculares, claro! Já ouviram falar em “carne de onça”? Pois em Curitiba tem (eu não gostei…).




Espero que gostem e que possam conhecer um dia… certeza que vão adorar! Cidade perfeita para passeios ao ar livre, passeios em shopping, e os melhores restaurantes… precisa de mais alguma coisa? Ah, e ainda tem o Rafael…rsrsrs
Quero voltar muitas vezes…
Beijos com carinho,
Lara Beatriz.
Amei 😍😍
CurtirCurtido por 1 pessoa