Porto Alegre – RS

Viajamos para Porto Alegre em 2013, depois de ter conhecido Curitiba https://coisasdelara.com/2018/11/05/curitiba-pr/ e estarmos apaixonados pela região Sul. Nossa intenção era conhecer todas as capitais do Brasil, mas estamos beeeem longe de atingir nosso objetivo. Paradinha no aeroporto para a primeira foto.

Aeroporto de Porto Alegre

Fomos no mês de maio, e estava um friozinho delicioso. Por morar no Tocantins, onde é calor 365 dias por ano, adoro viajar para lugares frios.

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, com uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes, a maioria constituída por imigrantes europeus. Já foi considerada pela ONU como a metrópole número 1 em qualidade de vida. 

Deixamos as bagagens no hotel e fomos passear à pé pelas redondezas do hotel, caminhando até as margens do Lago Guaíba. Conhecemos a Praça da Alfândega, tiramos uma foto com Drummond e com Mário Quintana, e paramos em uma lanchonete para comer alguma coisa. Eles estão sempre com fome… não sei o que acontece.

Estátuas de Drummond e Quintana na Praça da Alfândega

Entramos para conhecer o Museu do Exército, um dos mais antigos da cidade. Foi construído com o intuito de preservar e conservar objetos históricos do exército brasileiro.

Parece que eles se divertiram bastante

São mais de 4 mil peças, como tanques de guerra, veículos de combate (tem um que esteve na Itália durante a Segunda Guerra Mundial), canhões, equipamentos, uniformes, fotos e documentos. A entrada é franca e foi um passeio muito divertido.

Alguém saberia me dizer o que Rafael está fazendo nessa foto?

Alguém achou o Rafael na foto??

Em frente ao museu fica a Igreja Nossa Senhora das Dores, que começou a ser construída em 1807, com o trabalho de muitos escravos, e só ficou pronta em 1866. Possui duas inconfundíveis torres e uma grande escadaria na entrada.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Nossa próxima parada foi no no Centro Cultural Usina do Gasômetro, que é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. Funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na chamada Praia do Arsenal, projetada para gerar energia à base de carvão mineral. Em 1974 a Usina encerra suas operações como geradora de energia e é desativada, sendo mais tarde transformada em centro cultural. A área abriga auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro. Estava acontecendo uma feira de artigos regionais, com muitas barraquinhas de comida típica e também  de vinícolas. Tivemos que provar alguns vinhos, porque somos gentis e é feio recusar…

Usina do Gasômetro

E enfim chegamos às margens do Lago Guaíba, com um belíssimo por do sol.




Até tentei fazer a “plena” mas o vento não ajudou…

Tentando ser plena, mas na verdade estava totalmente descabelada

Pedimos uma pizza no hotel mesmo porque estávamos todos cansados e porque adoramos uma bagunça em quarto de hotel, todos juntos e misturados.

E um bom vinho para aquecer,

Beatriz utiliza métodos duvidosos para aquecer , como por exemplo, deitar com os pés no aquecedor…

No segundo dia fomos conhecer o Mercado Público de Porto Alegre, no centro histórico, ao lado da Prefeitura Municipal.  Existem mais de 100 lojas no mercado, que vendem de tudo: souvenirs, especiarias, frutas, artigos religiosos, erva-mate, utensílios gaúchos, peixes, além de lanchonetes, restaurantes e uma famosa sorveteria, Banca 40, que faz parte das tradições da cidade.

Mercado Público

Infelizmente em julho de 2013 o Mercado sofreu um grave incêndio que se alastrou rapidamente, destruindo boa parte da estrutura no piso superior e telhado.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Para conhecer os principais pontos turísticos, fizemos o roteiro com o ônibus da Linha de Turismo, que é preparado para passeios panorâmicos, com 4 metros de altura e o segundo andar aberto, proporcionando uma vista perfeita das principais atrações.

Passamos pelo Parque Farroupilha, Parque Moinho dos Ventos, Catedral, Usina do Gasômetro, entre outros.

Na volta almoçamos em um charmoso restaurante na Praça XV de Novembro, chamado Chalé da Praça XV. O local foi construído com uma mistura de elementos, como aço, madeira e vidro, e é tombado pelo Patrimônio Público Municipal. Muito bom, comemos uma saborosa feijoada.

Chalé da Praça XV

Fomos ainda conhecer o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, um prédio lindo e muito bem conservado, com obras de vários artistas, como Di Cavalcanti entre outros.

No Palácio Piratini, atual sede do poder executivo do Estado do Rio Grande do Sul, nos encantamos com a decoração requintada e as obras de arte trazidas da Europa. Tem também alguns veículos bem antigos, como esse Ford de 1919.

Ford Model T, 1919 Palácio Piratini

Pausa para um descanso na Praça Marechal Deodoro, conhecida também como Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini.

E uma pausa para um lanche, pois como eu já disse, eles sempre estão com fome.

Ao lado da cafeteria onde estávamos havia a Casa da Cultura Mário Quintana, contendo informações e registros da vida e obra de um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Casa da Cultura Mario Quintana
Meus amores

Na volta ao hotel, depois de um dia intenso de passeios e comilanças, uma sessão de fotos…depois de muuuitas tentativas, conseguimos uma foto da família toda.

Momentos como esses são sempre inesquecíveis, a cidade é linda, cheia de histórias e monumentos fantásticos, mas estar com eles é o melhor de tudo, não importa o lugar.

Bastidores até conseguir a foto da família…

No final do dia meu irmão Eduardo chegou para passar o fim de semana conosco. Sempre que pode ele nos acompanha, e a gente acha muito bom ter ele por perto.

Com Elis Regina

Aproveitamos o fim de semana para conhecer Gramado, que fica bem próxima de Porto Alegre. Confiram no próximo post…

Delícia ter esse espaço e poder relembrar esses momentos tão especiais… que possamos ser sempre uma família unida!!

Beijos com muito carinho,

Lara Beatriz.

2 comentários em “Porto Alegre – RS

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.