Buenos Aires

Hola, buen día!! Vamos conhecer Buenos Aires??

Ainda no roteiro do nosso Cruzeiro (clica aqui se você não viu https://coisasdelara.com/2019/01/06/cruzeiro-a-bordo-do-rhapsody-of-the-seas/), Buenos Aires foi a segunda parada, depois de Punta Del Este ( https://coisasdelara.com/2019/01/11/punta-del-este/). Capital da Argentina e segunda maior cidade da América do Sul (a primeira é São Paulo), a cidade dos “hermanos” tem ares internacionais, ruas arborizadas e um clima agradável.

O navio ancorou no Porto Quintela Martin, no bairro Retiro, e assim que pisamos em solo fomos abordados por muuuuitas pessoas oferecendo passeios pela cidade. “Bienvenidos a Buenos Aires”.

Escolhemos um tour em uma van com guia brasileiro, que nos levou pelos principais pontos.

Começamos pelo Obelisco, um monumento histórico de Buenos Aires, erguido 1936 na Praça da República  em comemoração ao quarto centenário da cidade. Fica bem no centro da cidade.

Fomos então até a Praça da Nações Unidas, no Bairro Recoleta, onde fica a famosa escultura metálica Floralis Genérica.

A flor se encontra cercada de um espelho de água e muito verde. Suas pétalas se abrem e fecham de acordo com o horário e a luz do dia.

A escultura Floralis Generica foi um presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano ao país, na época da grande crise nacional de 2001, e, segundo ele, a flor serviria como um símbolo do ressurgimento da nação argentina depois de anos de decadência. É linda! E devido ao seu material, ela reflete tudo a sua volta.

Um ponto turístico muito visitado em Buenos Aires é o cemitério… sim, bem estranho, parece macabro, mas se todo mundo vai, vamos também…

O cemitério da Recoleta é de fato um dos cemitérios mais visitados do mundo, com uma rica arquitetura e localizado em um bairro elitizado, é mundialmente conhecido pelo fato de estar ali enterrada Eva Peron, a ilustre esposa do líder Juan Domingo Peron e eternizada na brilhante interpretação de Madonna no filme “Evita”.

São mais de 4.000 abóbadas e mausoléus de mármore, alguns com estátuas bem interessantes, anjos, arquitetura gótica e presença do estilo Art Deco que foi evidente no começo do séc. XIX quando o cemitério abriu suas portas, mais especificamente em 1822.

Evita, como era carinhosamente chamado pelos argentinos, não é a única celebridade enterrada no local. São 19 presidentes argentinos, 2 ganhadores do Prêmio Nobel, escultores, artistas e renomados escritores.

Chega de mortos.. vamos passear!!

Próxima parada: Plaza de Mayo. Fica em frente à Casa Rosada, e é conhecida pelo movimento político das Mães da Praça de Maio. Desde a década de 70 até os dias atuais elas se reúnem no local às quintas-feiras para protestar em decorrência de seus filhos desaparecidos na ditadura militar.

Ainda na Praça, fomos até a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, principal sede da igreja católica, famosa por ter sido um dos locais de atuação do Papa Francisco.

A fachada lembra um templo grego, mas as doze colunas representam os doze apóstolos.

E em frente à praça, a Casa Rosada! Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires. O emblemático edifício de cor rosa, foi declarado monumento histórico nacional. Dentro, abriga ainda o Museu da Casa do Governo, com materiais relacionados a todos os ex presidentes do país, reunindo fotografias, pinturas e objetos .

Seguimos nosso tour até o bairro La Boca: o mais antigo da cidade. Lá está o famoso Caminito, uma rua mundialmente conhecida por suas casas coloridas.

Bairro formado por imigrantes italianos e de origem pobre, o Caminito é perfeito para fazer aquela caminhada vendo a arquitetura local inusitada, casais dançando tango nas ruas, restaurantes e artesanato por todos os lados.

O bairro também é famoso por ser lá que fica o Estádio do Boca Juniors, o La Bombonera.

Muito simpático nosso amigo Lionel Messi… Já nosso amigo Diego não foi muito com a nossa cara… ou será que a gente é que não vai muito com a cara dele???

Beatriz tentou trazer a Taça deles de campeão do mundo mas não deu muito certo.

E por ali encontramos muitas lojinhas repletas de souvenirs, os deliciosos alfajors e muito doce de leite.

Claro que tiramos foto com a querida Mafalda, personagem de história em quadrinho mais famosa da Argentina, considerada a segunda mulher mais conhecida do país, ficando atrás apenas da Eva Perón. Lindinha ela.

E foi no La Boca que terminou nosso tour.

Pegamos então um táxi e fomos até o Puerto Madero, onde antigamente funcionava o porto da cidade, e hoje é um dos lugares mais modernos de Buenos Aires.

Almoçamos em um restaurante delicioso, bem caro também, mas valeu a pena, pois a comida era realmente muito gostosa. Estávamos com tanta fome que acho que qualquer comida seria deliciosa.

E para terminar o dia, fomos até a Calle Florida, localizada no centro da cidade, uma rua somente para pedestres, a rua comercial mais importante, devido a sua diversidade de itens encontrados, como roupas, calçados, eletrônicos, doces e vinhos. E no final da rua, a Galeria Pacífico, um shopping lindo que vale a pena incluir na programação. Muito importante visitar um shopping center quando visitamos uma grande capital…

Ufa! Foi um dia intenso. A cidade é realmente linda, vale muito a pena conhecer. A vida noturna é muito famosa pelos espetáculos de tango, mas nós voltamos para o navio no fim do dia, e jantamos no nosso local favorito do Rhapsody.

Muchas gracias Argentina!! Hasta luego.

Beso con cariño,

Lara Beatriz

P.S.1 to muito chique falando outros idiomas né hermanos.

P.S.2 Meu futebolístico marido não gostou da Argentina, disse que não gosta de nada da terra de Maradona… vai entender esses fanáticos por futebol…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.