Livros sempre foram uma paixão para mim, e mesmo com a correria do dia a dia sempre tenho um tempinho para leitura. A meta desse ano são dois livros por mês, e já terminei os de janeiro … uhuhuhh!!
Esse que vou indicar hoje eu li ano passado, mas gostei bastante e não deu tempo de escrever na época, então vamos lá… O poder do hábito, escrito por Charles Duhigg, um repórter do New York Times. Ele pesquisou durante duas décadas sobre como os hábitos funcionam e como podem ser transformados. De acordo com o escritor, o segredo para mudar o que não funciona em sua vida é entender como os hábitos funcionam.

“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.”
(Charles Duhigg)
Mudar um hábito é um processo muito difícil para a maioria das pessoas, porque exige muita dedicação e disciplina. Quantas promessas fazemos no início do e não conseguimos cumprir? Quantas vezes tentei mudar os hábitos alimentares sem sucesso??? É sempre muito difícil…
O autor nos mostra como hábitos cotidianos passam quase despercebidos, pois são padrões de comportamentos repetidos por anos e anos como: tomar banho, escovar os dentes, se alimentar, etc. Então, através da repetição desses comportamentos, os hábitos são assimilados criando um processo de aprendizado e internalizando o conceito. Para Duhigg, compreender qual a finalidade do hábito é um grande passo para poder alterá-lo através da repetição de uma outra ação.
Charles Duhigg defende ainda que a recompensa ajuda o cérebro a memorizar uma nova rotina.
O livro relata exemplos de sucesso, como por exemplo a maneira como Paul O`Neill levou a Alcoa ao sucesso focando apenas em segurança do trabalho e como a Starbucks transformou um menino violento em um alto gerente trabalhando os hábitos que inflenciavam a força de vontade dos funcionários.
Uma coisa é fato: o inicio de qualquer mudança, requer muita concentração para que o resultado possa ser alcançado.
Dentre os hábitos citados por Duhigg, há os chamados “hábitos mestres”, que são hábitos capazes de desencadear uma série de reações na maneira como a pessoa organiza sua própria vida, como por exemplo o exercício físico.
“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes.
Mudar os hábitos pode trazer um enorme benefício para sua vida. O livro é uma excelente leitura para ajudar. O primeiro passo é identificar algo que você deseja mudar e tentar substituir esse hábito. Não existe mágica, e sim métodos. Entender, compreender, aceitar e mudar. Transformar um hábito não é fácil nem rápido, mas é possível.
“Nossas crenças se transformam em pensamentos, nossos pensamentos se transformam em palavras, palavras se transformam em ações e as ações se transformam em hábitos. Os hábitos se tornam valores, e os valores revelam nosso destino.” (Mahatma Ghandi)
Vamos aproveitar o início do ano e tentar mudar alguns hábitos que não nos fazem bem ? To tentando, está difícil, mas não vou desistir.
Seja persistente… beijos com carinho,
Lara Beatriz.
Republicou isso em Memórias ao Vento.
CurtirCurtir