O poder do Hábito

Livros sempre foram uma paixão para mim, e mesmo com a correria do dia a dia sempre tenho um tempinho para leitura. A meta desse ano são dois livros por mês, e já terminei os de janeiro … uhuhuhh!!

Esse que vou indicar hoje eu li ano passado, mas gostei bastante e não deu tempo de escrever na época, então vamos lá… O poder do hábito, escrito por Charles Duhigg, um repórter do New York Times. Ele pesquisou durante duas décadas sobre como os hábitos funcionam e como podem ser transformados. De acordo com o escritor, o segredo para mudar o que não funciona em sua vida é entender como os hábitos funcionam.

 “Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.”
(Charles Duhigg)

Mudar um hábito é um processo muito difícil para a maioria das pessoas, porque exige muita dedicação e disciplina. Quantas promessas fazemos no início do e não conseguimos cumprir? Quantas vezes tentei mudar os hábitos alimentares sem sucesso??? É sempre muito difícil…

O autor nos mostra como hábitos cotidianos passam quase despercebidos, pois são padrões de comportamentos repetidos por anos e anos como: tomar banho, escovar os dentes, se alimentar, etc. Então, através da repetição desses comportamentos, os hábitos são assimilados criando um processo de aprendizado e internalizando o conceito. Para Duhigg, compreender qual a finalidade do hábito é um grande passo para poder alterá-lo através da repetição de uma outra ação.

Charles Duhigg defende ainda que a recompensa ajuda o cérebro a memorizar uma nova rotina.

O livro relata exemplos de sucesso, como por exemplo a maneira como Paul O`Neill levou a Alcoa ao sucesso focando apenas em segurança do trabalho e como a Starbucks transformou um menino violento em um alto gerente trabalhando os hábitos que inflenciavam a força de vontade dos funcionários.

Uma coisa é fato: o inicio de qualquer mudança, requer muita concentração para que o resultado possa ser alcançado.

Dentre os hábitos citados por Duhigg, há os chamados “hábitos mestres”, que são hábitos capazes de desencadear uma série de reações na maneira como a pessoa organiza sua própria vida, como por exemplo o exercício físico.

“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes.

Mudar os hábitos  pode trazer um enorme benefício para sua vida. O livro é uma excelente leitura para ajudar. O primeiro passo é identificar algo que você deseja mudar e tentar substituir esse hábito. Não existe mágica, e sim métodos. Entender, compreender, aceitar e mudar. Transformar um hábito não é fácil nem rápido, mas é possível.

“Nossas crenças se transformam em pensamentos, nossos pensamentos se transformam em palavras, palavras se transformam em ações e as ações se transformam em hábitos. Os hábitos se tornam valores, e os valores revelam nosso destino.” (Mahatma Ghandi)

Vamos aproveitar o início do ano e tentar mudar alguns hábitos que não nos fazem bem ? To tentando, está difícil, mas não vou desistir.

Seja persistente… beijos com carinho,

Lara Beatriz.

Um comentário em “O poder do Hábito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.