Budapeste – segunda parte

Ficamos uma semana em Budapeste. E quanto mais conhecíamos mais encantada eu ficava! A cidade é apaixonante!

Pela manhã Rafa estudava e eu e o Marco aproveitávamos para caminhar a pé pelo bairro onde ele morava. À tarde saíamos para “turistar”. Quem ainda não viu o primeiro post sobre Budapeste clica aqui https://coisasdelara.com/2019/03/05/budapeste-hungria/

Lugares incríveis para conhecer, pessoas de diferentes nacionalidades espalhadas por todo canto, aproveitando o verão europeu, flores lindas enfeitando as calçadas e praças e longos e ensolarados dias. Tudo perfeito!🌺🌸

Budapeste também tem excelentes lojas e pegamos promoções imperdíveis. A moeda local é o Forint, e os preços de ingressos, comidas, bebidas e transporte são bem acessíveis. Reparem na cara de felicidade da pessoa quando encontra um Louis Vuitton e na cara de desespero do marido…😄

As comidas são deliciosas, e mesmo não entendendo nada nos cardápios, sempre comíamos coisas gostosas. Como eu já citei antes, o dioma húngaro é bem complicado, mas o inglês é usado em todos os lugares e não tivemos problema com a comunicação.

Aliás, comer era uma das especialidades do Rafa durante nossa estadia…

Uma das coisas mais deliciosas que comemos em Budapeste foi o Kürtőskalács (duvido que consiga ler) É muuuito bom, a sensação de Budapeste!

Kürtőskalács é um pão doce de massa fina, enrolado e assado em um cilindro, servido ainda quente com algumas opções de “cobertura”: açúcar e canela, côco, amêndoas ou chocolate. O cheiro é maravilhoso e se sente de longe! E só de lembrar já fico com água na boca…

Chega de gordices e vamos aos pontos turísticos… uma parada obrigatória em Budapeste é o prédio do Parlamento Húngaro – Országház. Sem dúvida um dos cartões postais mais lindos da Europa. Pode ser visto de vários pontos da cidade e é o maior edifício de Budapeste. Possui cerca de 700 salas e é nele que se reúne a Assembleia Nacional da Hungria. Fenomenal!!!

O edifício ostenta muita riqueza, com dezenas de objetos e detalhes em ouro, pisos e paredes cobertas de mármore, colunas de granito e diversas pinturas e obras de arte.

As jóias do coroa 👸👑– a coroa de São Estevão e o Cetro real – são mantidas no parlamento, devidamente vigiadas por membros da guarda real. Elas são mantidas no salão central, considerado o coração do edifício. Todas as visitas no interior do Parlamento são com guia e precisam ser agendadas com antecedência.

Momento da troca da guarda em frente ao Parlamento💂‍♂️

Outro passeio imperdível é conhecer a Ilha Margarita, ou Margitsziget , localizada no meio do rio. Um grande parque arborizado e uma das principais áreas de lazer da cidade. Possui diversas atrações como o jardim japonês, um jardim de esculturas, uma igreja dominicana, um complexo de piscinas, dois hotéis de luxo e uma grande torre de água com 57 metros de altura. Na foto abaixo é possível ver a ilha no meio do rio, e à direita o Parlamento.

 O chafariz possui um show de águas sincronizadas com música, e a praça fica cheia com todas as pessoas querendo apreciar o espetáculo, é lindo!⛲️

Uma opção para ver a cidade do alto é a roda gigante conhecida como Budapest Eye. Fica localizada na Praça Elisabeth, bem próxima do apartamento do Rafa. As cabines são fechadas e a vista é espetacular. Mais um passeio imperdível.🎡

Nós sempre usávamos transporte público para nos deslocar na cidade, principalmente metrô e os trams, que são “bondinhos” que circulam pela cidade de maneira rápida e segura. O difícil, ou melhor, impossível, era entender o nome das estações.🚆🚃

No final da Avenida Andrássy, a maior e mais importante de Budapeste, está a Praça dos Heróis,  Hősök tere .

Formada por um conjunto de esculturas que lembram importantes momentos da história húngara, abriga também o Museu de Belas Artes e o Palácio da Arte. A Praça é uma grande homenagem aos líderes da nação, como as figuras das setes tribos que fundaram a cidade, reis e nobres importantes que dedicaram suas vidas pela liberdade e independência nacional. O local é tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade

.

Atrás da Praça, fica o Parque da Cidade, ou Városliget, o maior parque de Budapeste. Além das belas áreas verdes, há ainda outras atrações no parque como o Castelo Vajdahunyad, (uma réplica de um Castelo da Transilvânia), um zoológico, o Jardim Botânico e a Terma Széchenyi, uma casa de banhos termais muito famosa.
O Balneário Széchenyi oferece 15 piscinas aos turistas. Budapeste tem o maior sistema de águas termais do mundo. Suas águas possuem propriedades revigorantes e curativas.

Ainda na Praça da Cidade encontramos a Estátua do Anônimo, Anonymus Szobor. Essa misteriosa estátua de uma figura encapuzada retrata um famoso cronista cuja identidade é desconhecida. Diz a lenda que aqueles que tocarem a caneta que ele segura na mão ganharão habilidades de escrita e terão sucesso. Não custa tentar né…🤷🏻‍♀️

Uma excelente opção para um fim de tarde é subir até a Citadella, uma fortificação localizada no topo do Monte Gellért, a 235 metros de altura, de extrema importância estratégica na história militar de Budapeste. Ela foi construída em 1851 em uma estrutura em forma de “U” com um amplo pátio central, abrigando sessenta canhões. Posteriormente, a estrutura foi transformada em uma torre de vigia que oferece uma das vistas lindas da cidade e do Rio Danúbio. A vista lá do alto é magnífica!

Na área também fica um café, um restaurante e um pequeno museu sobre a Segunda Guerra Mundial. Lá em cima você verá a “Estátua da Liberdade” (erguida pelos comunistas para celebrar a libertação de Budapeste das tropas nazistas).

Viajar é fantástico! Conhecer novas culturas, entender a história de outros povos, viver um pouquinho da rotina em lugares desconhecidos, tudo isso me encanta profundamente. Agradeço sempre a Deus cada nova oportunidade🙏🏻.

Enfim, Budapeste é sensacional! Uma das cidades mais incríveis que já conheci. Foram muitos lugares lindos, seriam vários posts se fosse mostrar todos aqui no blog. Mas o que fica é que realmente é tudo lindo e encantador. Adoraria voltar um dia.


Espero que todos possam um dia ter a oportunidade de conhecer e se apaixonar como eu. Até a próxima!

Beijos de luz!😘✨

Lara Beatriz

P.S. Como é bom ter esse espaço para relembrar momentos tão especiais e registrar tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.