Páscoa

Para os católicos a Páscoa é muito mais do que um feriado e ovos de chocolate. A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a chegada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo o evangelho, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica  com os discípulos.

Na quinta-feira são relembrados os três gestos de Jesus durante a última ceia: a instituição da Eucaristia, o lava-pés e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas entrega Jesus em troca de algumas moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso e interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao  Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Na sexta-feira continuamos em vigília até às 15:00 horas, quando então recordamos a morte de Jesus, como uma triste celebração e a adoração da Cruz.

Ainda na sexta-feira os católicos costumam fazer a Via Sacra, ou Via Crucis, que corresponde ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até o Calvário.

Sábado é o dia da Vigília Pascal, que se inicia com a Benção do Fogo Novo e do Círio Pascal. A celebração é extensa, faz-se a leitura de 7 leituras e 7 salmos, contando toda a história da salvação.

E então, no domingo de páscoa, a ressurreição . Jesus venceu a morte e ressuscitou, mostrando-nos o valor da vida. Celebramos esse dia por 50 dias, até o domingo de Pentecoste.
Assim dizemos que Páscoa é recomeço! Acreditar na vida eterna, na possibilidade de nos tornarmos melhores a cada dia.

Que possamos aproveitar essa data para refletir sobre nossas ações, nossos relacionamentos, deixar os pensamentos ruins que habitam nossa mente irem embora. Buscar forças para transformar o velho em novo. Deixar ir tudo aquilo que não traz benefício algum para nossas vidas. Que possamos ressurgir de alma lavada, ânimo novo, com a fé fortalecida e buscando sempre a nossa melhor versão.

Feliz Páscoa!!

Beijos com muito carinho e amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.