Praga – República Tcheca 🇨🇿

Praga foi incluída no nosso roteiro (Budapeste – Viena – Praga) sem muitas pretensões, mas bastou chegar na cidade para que eu me encantasse completamente! Eu AMEI Praga😍!! A cidade é deslumbrante, parece que foi tirada de um livro de conto de fadas…

Praga é a capital da República Tcheca e impressiona o visitante desde o primeiro instante por reunir monumentos e construções de valor arquitetônico incomensurável e belas paisagens tendo o rio Vltava como pano de fundo.

Nosso hotel tinha uma localização excelente (na foto abaixo, em cima desse Café Lippert), na Praça da Cidade. É nessa Praça que fica a Prefeitura, o Relógio Astronômico, a igreja de São Nicolas, onde acontecem concertos de música clássica e também a Igreja de Nossa Senhora de Tyn. (a imagem abaixo é vista do alto da torre do relógio astronômico)

Nós saímos de Viena (se você não viu o post sobre Viena clica aqui https://coisasdelara.com/2019/03/16/viena-austria-%f0%9f%87%a6%f0%9f%87%b9/ e chegamos em Praga por volta do meio dia (são aproximadamente 330 km de Viena à Praga). Almoçamos no hotel, uma comida deliciosa…

O primeiro lugar turístico que fomos foi o Relógio Astronômico (Orloj), localizado na lateral do prédio da prefeitura da cidade velha, foi construído em 1410 é um dos mais antigos e mais famoso de toda Europa. Além de marcar a data e as horas, ele registra a posição do sol☀️ , ciclos astronômicos e fases da 🌓 🌒 .

As pessoas ficam ansiosas esperando um “miniespetáculo” que acontece de hora em hora, com um desfile dos doze apóstolos e também outros quatro personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte. Eles aparecem em duas janelas localizadas acima do relógio.

Quando a apresentação termina as pessoas gritam e aplaudem bastante👏🏻👏🏻👏🏻 mas nós não achamos algo tão espetacular assim. É bonito, diferente, tem uma história…mas 🤷🏻‍♀️

Fizemos um City Tour com um ônibus de turismo para visitar os lugares mais distantes e conhecer mais um pouco da cidade e valeu muito a pena pois passamos por lugares lindos e o ônibus tinha áudio guia em português.

Um dos lugares bastante conhecido em Praga é a Casa Dançante (em tcheco Tancicí dum). É um prédio de escritórios no centro de Praga, e foi desenhada inspirado em um casal dançarino Fred Astaire e Ginger Rogers. Bastante diferente 🤔

Pendurado no topo de um edifício em um movimentada rua no centro antigo há uma estátua de Sigmund Freud, como se fosse um suicídio. A imagem é muito realista, dá até uma certa agonia de olhar.

Um muro cheio de grafites coloridos, imagens e mensagens de paz✌🏻 e amor ❤️se destaca em uma rua próxima à Ilha Kampa, em Praga: Muro de John Lennon. O local começou a ser pintado logo após o assassinato do ex-beatle em 1980, e se tornou um símbolo de liberdade durante o regime comunista. Vale a pena conhecer e, claro, fazer umas (muitas) fotos! Além de deixar uma mensagem de paz!🕊 “Imagine all the people living for todas…”❣️

Um passeio imperdível em Praga é o Castelo de Praga, – sede do poder que abrigou reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca . Atualmente serve como residência presidencial. Mas que na verdade não é um castelo, 🏰desses tipo da Cinderela, sabe? Pelo menos era o que eu imaginava… mas não, Castelo de Praga é onde foi fundada a cidade, e tem várias coisas, tipo um bairro.

Para chegar até o Castelo é preciso muita disposição para enfrentar uma longa subida.

Mas a vista do alto é compensadora….

O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Por causa disso é considerado, conforme o Livro dos Recordes o maior castelo do mundo. No seu interior encontra-se também a Catedral de S. Vito, o Palácio Real, Torre Dalibor, Convento de São Jorge e a Viela Dourada. Para conhecer tudo isso existem vários tipos de visitas.

Saindo do Castelo fomos finalmente conhecer a Ponte Carlos, que liga as duas partes da cidade sobre o Rio Vltava e é a mais antiga da cidade. Construída durante o reinado do rei Carlos IV em 1357, a ponte tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos por toda a sua extensão.

A primeira estátua construída na ponte foi de São João Nepomuceno, um vigário de Praga que em 1393 recebeu a confissão da rainha Sophia e se negou a contar os pecados dela para o Rei Venceslau IV. Furioso, o monarca ordenou que o padre fosse torturado e jogado da ponte. No local exato de onde ele foi jogado tem uma placa de bronze com a imagem do padre com uma cruz. As pessoas acreditam que colocar a mão faz com que um desejo se realize e “dá sorte”. Reparem a imagem desgastada onde as pessoas tocam… e é claro que toquei e fiz um pedido☺️

Passeando pelas ruazinhas no centro da cidade antiga encontramos muitas lojinhas de doces (deliciosos por sinal) , de máscaras e de lembrancinhas… aliás foi a cidade onde compramos mais coisas, pois os preços eram bem mais acessíveis.

Encontramos até um Restaurante Brasileiro, onde comemos um farto churrasco, para deleite do Rafael que já estava há alguns meses morando em Budapeste com muita saudade da comida brasileira.

Só achei ruim porque o restaurante fica no calabouço de um antigo prédio e me deu muita aflição ficar lá embaixo.

A cidade é alegre, com músicos tocando e cantando em várias esquinas, prédios belíssimos e flores🌷 🌹 decorando cada cantinho. Eu fiquei realmente encantada e Praga é sem dúvida um dos lugares mais incríveis que já conheci❣️

E assim encerramos nosso passeio pelo Leste Europeu, fechando com chave de ouro!

Eu voltaria com tooooda certeza…

Beijos com muito carinho e saudades dessa viagem!!💋

Lara Beatriz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.