Óbidos, Nazaré e Coimbra – Portugal 🇵🇹

Saindo de Lisboa (https://coisasdelara.com/2019/05/21/lisboa-portugal-%f0%9f%87%b5%f0%9f%87%b9/) , seguimos em direção ao norte de Portugal. Em pouco mais de uma hora de viagem chegamos a Óbidos, uma linda vila localizada a 80 km de Lisboa, protegida por uma muralha de pedra.

Ao atravessar o arco de pedra que fecha a cidade, a sensação é de voltar no tempo. O local é acolhedor, com ruas estreitas e casas floridas 🌼🌸. A Porta da Vila é a entrada principal para o interior da cidade murada, e foi construída em 1380. É um Portal pequeno, porém interessante porque tem uma capela seu interior.

A capela é dedicada à Padroeira da cidade. O tema é da Paixão de Cristo, todo feito em azulejos de 1740-1745, muito bonito. Quando passamos havia um músico se apresentando embaixo dela🎼

As construções antigas abrigam cafés, lojinhas de artesanato com muitas peças de cerâmica pintadas em tons de azul, característica marcante aqui em Portugal, além do tradicional Galo de Barcelos 🐓. Também passamos por muitas garrafeiras, como os portugueses chamam os lugares que vendem vinho 🍷e o licor ginjinha.

A vila é muito charmosa, e como fomos no inverno havia pouco turista.

As muralhas de proteção da cidade foram levantadas pelos Mouros, que se estabeleceram no local no século VIII. As muralhas são hoje a principal atração da cidade e é possível caminhar sobre elas, mas como boa medrosa que sou, não tive coragem 😬

Eduardo subiu e caminhou pela muralha: disse que a vista era deslumbrante mas tenho muito medo de altura e não havia nenhuma proteção.

Seguimos então até Nazaré, uma linda cidade à beira-mar, famosa por suas ondas gigantes 🌊onde os surfistas se esbaldam.

Algumas tradições em Nazaré chamaram nossa atenção: as mulheres usam roupas típicas portuguesas, bem alegres e coloridas, e as viúvas usam roupas pretas o tempo todo… que tristeza… certamente ficam doidas para encontrar um novo casamento e se livrarem das vestimentas sombrias😉.

Visitamos a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, na beira de um mirante no alto da cidade.

A vista do alto do mirante é deslumbrante…(pareço plena mas as pernas estavam tremendo de medo de sentar nessa mureta🙈).

Ficamos pouco tempo na cidade e pela primeira vez em Portugal não provamos nenhuma iguaria típica… nem tomamos ginjinha😔

Próxima parada: Coimbra.

A cidade estava toda decorada com enfeites natalinos 🎄 e mesmo com a chuva que insistia em atrapalhar nosso passeio pudemos ver o quanto era charmosa.

Fomos conhecer a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal: possui atualmente cerca de 22 mil alunos. Visitamos primeiro a Capela de S. Miguel, dentro da Universidade.

Essas imagens são da internet, pois infelizmente não é permitido fotos no local…

Impossível relatar com palavras a beleza do local…as paredes são todas revestidas com azulejos portugueses e possui um imponente órgão barroco… sem dúvida a capela mais linda que já conheci.

E não é que encontrei uma aluna brasileira 🇧🇷 nos corredores da universidade??

Alguns alunos estavam no pátio ensaiando para a formatura…🎓

Visitamos a sala de armas, sala dos capelos, sala do exame privado e ainda tivemos a sorte de presenciar uma defesa de tese.

Na Universidade de Coimbra encontra-se a Biblioteca Joanina, no Palácio das Escolas. Ela é reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. O lugar é deslumbrante. Possui cerca de 200 mil obras, 📚 com um mobiliário espetacular feito em madeira exótica com detalhes em ouro. Também não é permitido fotografar, mas peguei essa foto na internet para tentar mostrar um pouquinho da grandiosidade do local.

As estantes são feitas de madeira de carvalho, que exala um odor que repele insetos. E há ainda um outro método de proteção para os livros: uma colônia de morcegos, 🦇 que durante a noite se alimentam dos insetos. (funcionários cobrem todos os móveis à noite para proteger dos morcegos).

Eu amei a universidade 😍…fiquei encantada com cada detalhe… adoraria que meus filhos pudessem conhecer um dia.

E assim concluímos mais um dia do nosso tour por Portugal!!

E eu cada dia mais apaixonada 🥰

Beijos com carinho 💋

Lara Beatriz

Um comentário em “Óbidos, Nazaré e Coimbra – Portugal 🇵🇹

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.