Porto e Aveiros- Portugal

A cidade de Porto, em Portugal, fica na encosta do Rio Douro, e é a segunda maior cidade do país. Nossa primeira parada foi na beira do mar 🌊 .

Porto é uma cidade costeira no noroeste de Portugal, que deu nome a Portugal. É conhecida pelas pontes 🌉 imponentes e mundialmente reconhecida pela produção de vinho do Porto 🍷 assim como sua gastronomia e suas famosas equipes de futebol ⚽️ .

Fomos conhecer uma tradicional vinícola, em Vila Nova de Gaia, na margem do Rio Douro, chamada Ferreira.

Na primeira parte da visita assistimos um vídeo contando a história da criação da vinícola. Dona Antonia Ferreira, figura lendária na história do vinho do Porto, ficou viúva, assumiu as dívidas da vinícola e em pouco tempo transformou a empresa em um exemplo de sucesso. Uma mulher lendária, com personalidade única, que se tornou um mito e um símbolo de força no século XIX. E viva as mulheres 🎀que vencem preconceitos e se tornam exemplos de superação 👏🏻👏🏻👏🏻!!!!

Percorremos toda a estrutura e no final do passeio fomos convidados a degustar alguns dos produtos da casa. Melhor parte do passeio☺️… eu e meu pai provamos os nossos e os de quem não aceitou também 🤷🏻‍♀️ rsrs

Saímos carregados com compras valiosas… e mais alegres do que entramos, com certeza.

Eu e meu irmão Eduardo conhecendo o centro histórico e tentando nos aquecer do frio 🥶 …

Nas margens do Rio Douro fica a Ribeira, no centro histórico da cidade. Por manter ligação comercial através do rio, proporcionou o crescimento e desenvolvimento da cidade. Hoje conta com diversos restaurantes e pontos turísticos em sua extensão, como o Palácio da Bolsa, um local fabuloso, que amei visitar.

O Palácio da Bolsa era a antiga sede da Associação comercial de Porto, e atualmente é utilizado para variados eventos culturais… infelizmente não é permitido fotografar, mas o lugar é magnífico. (essa imagem abaixo é da internet).

São muitos cômodos e a cada novo ambiente que adentrávamos eu ficava mais maravilhada com a riqueza de detalhes… muito luxo 😱😱.

Seguimos então até as margens do Rio para um passeio de barco.

As casa na beira do Rio possuem um colorido lindo e são charmosas, com flores nas sacadas e janelas 🌺🌸🌼

O passeio passa pelas pontes que ligam a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia. Uma das mais famosas e mais antiga é a ponte Luis I, construída entre 1881 e 1888.

Teve até uma visita ao comandante… que me deixou conduzir o barco um pouquinho ⛴… bem doido ele 😁

Uma delícia de passeio, apesar do frio foi muito bom, pois o cenário é belíssimo. Um brinde à Porto! 🍻

Não podíamos deixar de conhecer o Café Magestic, um café histórico situado na Rua de Santa Catarina. Considerado um dos mais bonitos do mundo, era frequentado pela elite portuguesa, pessoas distintas, políticos e presidentes de vários países. O lugar é mesmo muito requintado.

A rua de Santa Catarina é a mais conhecida rua do comércio local, e como fomos bem próximo do Natal estava lotada… muita gente mesmo. Meu pai e meu irmão decidiram ir conhecer outros lugares e eu fiquei com as mulheres do grupo para passear nas lojas… um programa inteiramente feminino!! Foi muito divertido!

Eles foram ver a cidade do alto da ponte.

Mais uma cidade para colocar na lista dos lugares incríveis

Porto é uma cidade fantástica!!

E vamos seguir viagem porque ainda tem mais… vamos para Aveiros.

A 70 km de Porto fica a cidade de Aveiros, conhecida como “Veneza Portuguesa”, pois também possui canais que cortam a cidade, a ria de Aveiro, onde passeiam barcos moliceiros, pequenas embarcações esguias e coloridas que serviam para recolher algas e atualmente são usadas para passeios turísticos.

O dia estava nublado e muuuito frio 🥶 ❄️

A cidade também tem seu doce tradicional, obvio né gente, estamos em Portugal e aqui cada cidade tem sua especialidade… em Aveiros chama “ovos moles”, um doce cuja receita original se deve às freiras dos conventos que existiam na cidade. As religiosas utilizavam a clara do ovo para engomar as vestes e aproveitam a gema para fazer doces. Eles tem formato de uma concha são vendidos em caixinhas de madeira em formato de barquinhos, e não apenas comemos vários como também compramos para levar.

Mesmo com o frio fizemos o passeio no barco.

O passeio dura cerca de 45 minutos e navega por toda a cidade.

Quase encerrando os posts sobre Portugal 😔 , mas ainda tem mais 🥰

Um beijo com carinho 💋

Lara Beatriz 🌹❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.