Barcelona 🇪🇸 – Parte 2

Continuando nosso passeio por Barcelona, fomos conhecer La Pedrera, uma das grandes obras fantásticas de Gaudí. Antoni Gaudí i Cornet foi um famoso arquiteto espanhol e figura de ponta do Modernismo catalão. Suas obras revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona. Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião . Gaudi dedicava atenção aos mais íntimos detalhes de cada uma das suas obras, dando prioridade a alguns materiais como a cerâmica (ele usava muito fragmentos de cerâmica em suas obras), vitrais e ferro.

La Pedrera foi construída entre 1905 e 1910 para a família Milà e foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. O edifício possui uma área de mais de 100 m² e é todo feito de pedras naturais. Ela pode ser visitada por dentro, e é muito interessante, muito diferente de uma construção “tradicional”.

Outra atração imperdível de Gaudí é o Parque Guell. O parque mais famoso da cidade também é um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Repleto de árvores 🌲 🌳 , o parque possui diversos percursos estreitos com diferentes itinerários, sem contar que seus muros curvados são decorados com mosaicos. O parque tornou-se público em 1922 e desde então é uma das principais atrações.

Imagem da internet

O parque fica no alto e foi projetado para ser um conjunto de casas de luxo que seriam vendidas para a burguesia da época. No entanto, o projeto não agradou 🙁 Das 60 casas que, inicialmente, comporiam o local, apenas duas foram construídas, sendo que em uma delas o próprio Gaudí morou por alguns anos.

Nós chegamos no Parque pelo lado errado 🤦🏻‍♀️ por uma entrada secundária, e foi uma longa e sofrida subida até chegar lá 🥴 Meu pai e minha tia não aguentaram (eu quase não aguentei também) e ficaram esperando sentados em uma praça. Só depois descobrimos que havia outra entrada por uma rua de fácil acesso… 🤨

Mais uma vez o uso de fragmentos de cerâmica, característica marcante de Gaudí, se faz presente na obra 🦎

O Parque é fantástico, uma atração imperdível, mas devido a canseira da subida para chegar até lá não andamos por ele todo… infelizmente😔. Na foto abaixo apenas um pouco dos muitos lances de escada que a gente subiu… a escada rolante não estava funcionando 😠e não fazemos a menor idéia do motivo desses homens armados na rua.🤔

Outra obra de Gaudí que também chama a atenção de quem passa é a Casa Batlló. A construção é feita de arenito e coberta de mosaicos coloridos, janelas ovais e varandas com pilares diferentes que impressionam a todos, tanto por fora da casa, quanto por dentro. Reparem no detalhe das sacadas que fofo🙂.

E para finalizar os pontos turísticos de Barcelona, a mais sensacional obra de Gaudí que começou a ser construída em 1882 e continua inacabada até hoje: A Sagrada Família. ⛪️

A Sagrada Família é um grande templo católico, na qual Gaudi dedicou os últimos 40 anos de sua vida, sendo os últimos 15 de forma exclusiva.

O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar ✝️

Quando estiver totalmente pronta, a obra disporá de 18 torres: uma mais alta, dedicada a Jesus Cristo,com 170 metros de altura, uma representando Maria, mãe de Jesus. Outras quatro ao redor, dedicadas aos evangelistas e as outras representando os doze apóstolos . A imagem abaixo representa como ficará a igreja depois de pronta.

O interior é formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides. É sensacional… a reação que tivemos quando entramos na igreja e nos deparamos com tamanha beleza é indescritível. Lembro até hoje da fala do meu pai: _ eu passaria horas aqui dentro admirando e não me cansaria 🥰

O simbolismo cristão está presente em toda a obra, que de forma cenográfica apresenta a vida de Jesus e a história da Fé.

Rafael e Eduardo subiram na torre, e ficaram encantados com a vista…

Eu ainda estava traumatizada com as escadas para chegar no Parque Guell e por isso não me atrevi a subir na torre. Me dá tontura só de olhar para essa foto…

O ingresso para entrar na Sagrada Família não é barato, (o dinheiro é destinado às obras), mas vale muito a pena… é completamente diferente de tudo que eu já tinha visto.

Sem dúvida meu lugar preferido de Barcelona!! Inesquecível!

E para terminar nossa viagem por Barcelona, um passeio pela orla.

Barcelona é uma cidade muito linda. As pessoas são alegres😃, receptivas, a comida é deliciosa 😋e as atrações turísticas são fabulosas🤩… e tem também lojas excelentes para quem adora comprinhas 💸 🎁 assim como eu😁.

Ainda aproveitei para ficar uns dias com o Rafael 😍,que estava morando na Hungria e foi ficar com a gente…

Espero que eu tenha conseguido mostrar um pouco dessa cidade tão diferente e encantadora…

Beijos com muito carinho ❤️ 💋

Lara Beatriz🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.