Madri – Espanha 🇪🇸

Em dezembro de 2014, um ano após nossa viagem para Portugal 🇵🇹, eu, meu pai e meu irmão fomos conhecer a Espanha… que delícia🥰!! Já contei aqui também sobre Barcelona. Viajar com eles é sempre especial.

Após uma viagem tensa até São Paulo,com um trânsito absurdo na marginal,conseguimos chegar a tempo no aeroporto. Minha tia, irmã do meu pai, que nos acompanhou na viagem, chegou logo em seguida.

Chegamos em Madri às 14:00h no horário local ,um carro já estava a nossa espera para nos levar até o hotel (Hotel Convencion). Só guardamos as malas e já saímos para conhecer a região onde estávamos hospedados, na Calle de O´Donnell . Fomos caminhando até o Parque do Retiro, a poucas quadras do hotel.

A temperatura estava em torno de 8ºC, bastante frio para uma moradora da região Norte do Brasil, com temperatura média anual de 35ºC.

O Parque do Retiro é um dos parques mais importantes de Madri, uma área verde no coração da cidade com 118 hectares de jardins, lagos e praças ornamentados com estátuas, fontes e monumentos. Perfeito para ser nosso ponto de partida na cidade.

Mesmo tendo andado apenas por uma pequena área, pudemos perceber que o local é realmente incrível. Entre os principais locais do parque estão: Passeio das Estátuas, várias esculturas feitas por diferentes artistas; Monumento a Afonso XII, um monumento feito em mármore e bronze com o Rei Afonso XII em seu cavalo rodeado por leões; Fonte do Anjo Caído, uma escultura que mostra Lúcifer sendo expulso do paraíso; Palácio de Cristal, uma grande estufa construída para abrigar uma exposição de plantas e flores em 1887; Palácio de Velazquez, também construído para abrigar uma exposição comemorativa.

Jantamos em um restaurante ao lado do hotel, onde provamos os famosos tapas, um aperitivo muito comum na Espanha, servido em bares e restaurantes principalmente no happy hour. São deliciosos 😋, aprovadíssimo!!

No dia seguinte, após o desjejum onde nos fartamos com as deliciosas guloseimas oferecidas no café da manhã do hotel, pegamos o metrô e seguimos até o centro. Caminhamos pela Calle de Serrano, uma linda e arborizada avenida com as lojas de grife mais famosas do mundo, como Dior, Valentino, Loui Vitton, Prada, Gucci entre muitas outras…todas de enlouquecer 😱😱💸💸

Madri é linda, moderna, impossível não se apaixonar. É a capital e também a maior cidade da Espanha, com uma população de aproximadamente 3,3 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade da Europa, ficando atrás apenas de Londres e Berlim.  Como capital nacional, sede do governo e residência do monarca espanhol, Madri é também o centro político, econômico e cultural da Espanha.

Visitamos o estádio Santiago Bernabéu, sede do time de futebol Real Madri ⚽️ com capacidade para 85.454 espectadores. O clube lidera o ranking de clubes com maiores rendimentos, possui vários títulos em campeonatos europeus e é conhecido por contratar grandes jogadores, como o astro Cristiano Ronaldo 😉.

O estádio fecha às segundas – feiras, e por isso não fizemos o passeio para conhecer seu interior e o campo.

Nos dirigimos então para Porta do Sol, um concorrido local de encontro da capital espanhola, que liga várias zonas de Madri. O edifício mais antigo da Porta do Sol é a Casa de Correos, com uma torre de relógio bem alta, construída no século XIX, e que faz tradicionalmente a contagem decrescente para o ano novo todos os 31 de dezembro.

Porta do Sol é o marco zero da cidade, de onde saem várias ruas e avenidas. Remete aos tempos em que a cidade era murada, e uma de suas portas era a Porta do Sol. Hoje é uma das áreas mais agitadas da cidade, com cafés, restaurantes, lojinhas, mas porta é só o nome, pois não vimos porta nenhuma 🤷🏻‍♀️ Lugar de visita obrigatória. Muitas pessoas andavam por ali: gente de todo tipo, de todo jeito, turistas, espanhóis, andando pelas diversas barraquinhas que vendiam enfeites para decoração de Natal.

Dali partem várias ruazinhas, algumas onde os carros não entram. E seguindo por uma dessas ruas chegamos ao símbolo de Madri: “El oso y El madroño” ( o urso e o madronheiro), uma estátua de um ursinho muito fofo que tenta comer os frutos de uma árvore, o madronheiro. Parada obrigatória para foto.

Conhecemos a Plaza Mayor, um super cartão postal da cidade, que estava lotada de turistas.

Almoçamos no Mercado de São Miguel, bem próximo da Plaza Mayor. O prédio histórico de 1916 passou por uma reforma e reabriu com uma proposta mais gourmet, mas sem perder o toque antigo e charmoso, com estruturas de ferro e madeira. Me encantei logo de cara. São barracas de comida, aperitivos, flores, peixes, frutas, vinhos, queijos, doces e especiarias igualmente saborosas para o paladar e para a visão.

Provamos alguns aperitivos deliciosos, uns espetinhos de azeitonas e também tapas com jamón e salmão. Tudo delicioso.Tomei sangria, bebida deliciosa a base de vinho e frutas. Que lugar incrível!!!

Um passeio muito popular em Madri é a Plaza de Toros ♉️ Com capacidade para mais de 23.000 espectadores, a Plaza de Toros de Las Ventas é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo, atrás de México e Valencia (Venezuela). Onde será que estavam meus óculos de sol 🤔🤨😎??

A temporada de touradas começa em março e vai até outubro.

      Meu pai e meu irmão entraram para conhecer, mas eu e minha tia não fomos, pois não gosto muito de touradas.

  Um lugar imperdível em Madri é o Museu do Prado.

O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Um dos primeiros museus públicos da Europa, quando foi inaugurado possuía coleções de pintura e obras provenientes das coleções reais e da nobreza. Em 1872, todo o acervo do museu da Trindade foi doado ao Prado. Obras religiosas, recebidas como forma de amortização das dívidas do clero para com o reino, algumas doações, heranças e novas aquisições também contribuíram para ampliar o acervo.

Foi minha primeira visita a um grande museu e fiquei encantada com tudo. A coleção de pintura é bastante completa e complexa, existindo neste museu coleções de pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana. O tamanho dos quadros me impressionou bastante e o museu é de fato imenso. São muitas salas espalhadas em vários andares. Logo na entrada recebemos um folheto explicativo, com um mapa do museu e a localização das principais obras, o que facilitou nossa visita. Ainda assim é impossível conhecer tudo em uma única visita. Devido à conservação das obras não é permitido fotografar dentro do museu.

Adorei. Uma verdadeira aula de cultura. Nunca tinha visto nada igual. O que me chamou mais a atenção foram as obras religiosas🙏🏻. Algumas telas com Maria e o menino Jesus são tão lindas que transmitem uma pureza e uma paz impossíveis de se descrever.

A Puerta de Alcalá, um monumento situado na Praça da Independência, na Rua de Alcalá, é um grande símbolo da cidade. É constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. Foi construída em 1769 pelo Rei Carlos III para servir de porta de entrada da cidade. Toda cidade medieval que se prezava tinha uma muralha e estas portas para controlar o fluxo de gente, mercadorias e impostos que entravam e saiam. Madri não era diferente.

A Praça Cibeles fica localizada entre a Calle Alcalá, Paseo de Recoletos e Paseo del Prado e divide três bairros importantes: a região do centro, Salamanca e Retiro. O nome da Praça se deve à deusa Cibeles e é um dos pontos turísticos de Madri mais conhecidos, onde fica também a prefeitura da cidade.

E o que não poderia faltar em Madri? Uma deliciosa paella, óbvio 🤤🤤 acompanhada de um bom vinho… Salud 🍷

Como é bom viajar ✈️… conhecer lugares, culturas, tradições!! Provar comidas típicas, 🥗 saborear bons vinhos 🍷em companhia de pessoas especiais🥰…assim foram nossos dias em Madri… recheados de momentos especiais…❤️

E não acaba aqui não… vamos seguir conhecendo um pouco mais da Espanha porque fomos em muitos lugares incríveis!

Beijos com carinho 💋 😘

Lara Beatriz ❤️🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.