Toledo – Espanha 🇪🇸

E agora a última cidade visitada durante nossa viagem pela Espanha… Toledo!!

Toledo é uma cidade antiga localizada em uma colina sobre as planícies de Castilla-La Mancha, no centro da Espanha. Capital da região, ela é conhecida pelos monumentos medievais árabes, judeus e cristãos em sua cidade antiga fortificada.

A cidade é conhecida como cidade das três culturas, pois durante séculos cristãos, muçulmanos e judeus conviveram simultaneamente o que deixou profundas marcas na cultura, na história e na arquitetura da cidade, além de lindos pontos turísticos para serem visitados .

O gigantesco Casco Histórico Medieval de Toledo fica em uma colina rodeada pelo Rio Tejo, que segue até Lisboa onde deságua no mar. No ponto mais alto do Casco Histórico fica o Alcázar de Toledo, 100 metros acima do rio. As ladeiras, becos e vielas medievais são bem íngremes e parecem não ter fim.

 Toledo é tudo aquilo que dizem e mais um pouco: pitoresca, linda e muito agradável de passear. Parece que entramos numa máquina do tempo e fomos transportados para a Idade Média. A cidade possui uma forte tradição em lojas e fábricas de espadas e armaduras, pois o aço toledano é famoso pela sua liga de alta qualidade.

Porém, o que torna Toledo diferente das outras é o fato de que suas construções e atrações ainda preservarem os vestígios dos povos que dominaram a região nos primeiros séculos da era Cristã, em especial os Mouros, cuja influência arquitetônica ainda é bastante visível nas principais construções.

Outra coisa interessante sobre Toledo é que, apesar de ser bem pequena, ela sempre foi uma das cidades mais importantes e influentes da Península Ibérica. Tanto pelos muçulmanos como pelos católicos – que ali se instalaram à partir do século 12, transformando a cidade no grande centro político e religioso do reino.

E é claro que fomos visitar a Catedral da cidade… Catedral de Toledo, com origem visigoda no século VI, é imponente e lindíssima. Ela é a Catedral Primaz da Espanha, título de supremo poder e influência religiosa na Idade Média.

 No interior da Catedral existem obras incríveis de artistas que a gente estuda nas aulas de história e literatura, como: Caravaggio, Ticiano, Goya e El Greco, e também é possível subir até a torre para mais uma visão panorâmica de toda Toledo. Nós não subimos porque era muito caro.

Visitando os pontos turísticos de Toledo, podemos perceber a presença constante das obras de El Greco, um dos principais pintores renascentistas, que passou a maior parte da sua vida na cidade, porém não fotografamos no interior dos lugares. Toledo também possui um museu centenário dedicado ao artista.

Não poderíamos deixar de conhecer a Plaza de Zocodover, a praça principal de Toledo. Antigamente era o ponto de venda de animais, corridas de touros, atos de fé e mercados ao ar livre. Hoje é um ponto clássico de encontro em Toledo, com diversas opções gastronômicas e próxima de lojas de artesanatos e souvenirs, que a gente adora!! Lá é um bom local para almoço, porque você pode encontrar opções para todos os gostos… até mesmo Burger King e Mc Donald’s .

É nessa praça também que você encontra o Arco de La Sangre, um enorme portal árabe que ao ser cruzado, dá de encontro com uma estátua de Miguel de Cervantes, o escritor da famosa obra “Dom Quixote”.

E assim terminamos nossa incrível experiência pela Espanha. Dias de muita diversão, conhecimento, passeios inesquecíveis e momentos especiais com pessoas que amo tanto.

Um beijo bem grande a cada um que leu minhas histórias por esse país encantador!!

Com carinho,

Lara Beatriz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.