Palácio de Versalhes- França 🇫🇷

Visita obrigatória na França, o Palácio de Versalhes ou Chateau de Versailles é um castelo localizado na cidade de Versalhes, na periferia de Paris.

Fomos de trem 🚆 até lá e a viagem dura em torno de 50 minutos. O palácio foi residencia oficial da familia real 👑 de 1682 até 1789, quando a monarquia se viu obrigada a voltar para Paris.

Paris estava uma cidade perigosa, com doenças e desordem da guerra civil. Assim, procuraram um local próximo onde o monarca pudesse se instalar e controlar o governo da França. Resolveram se assentar no pavilhão de caça de Versalhes, que ao longo das décadas seguintes expandiu-se até tornár-se no maior palácio do mundo. 😱

Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio possui 2 153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos😮, 1 250 lareiras e 700 hectares de parque. Óbvio que não conseguimos ver tudo, mesmo passando dia todo lá. Sem falar no tamanho dos jardins 🌳

Sabe aqueles lugares que a gente entra e fica perdida com tanta beleza?? Sem dúvida nenhuma nunca vi nada igual… você não sabe se olha para o teto, que é sempre espetacular (e eu sempre me pergunto como eles pintavam🤔?), se presta atenção nas obras de arte, nos lustres, se escuta a história de cada cômodo no audio guia.. enfim… é magnífico🥰.

O local é um dos pontos turísticos mais visitados da França e recebe em média oito milhões de turistas por ano. Estava bastante lotado quando fomos🙄.

O responsável por transformar o que era o pavilhão de caça de Luis XIII  no mais opulento palácio da Europa foi o arquiteto Louis Le Vau , que reuniu centenas de trabalhadores e começou a construir um novo edifício ao lado do já existente. Foram assim realizadas sucessivas ampliações apartamentos reais, cozinhas e estábulos. Le Vau porém não concluiu a obra, e após sua morte, em 1678, Jules Hardouin-Mansart tornou-se o arquiteto responsável por dar continuidade ao projeto de expansão do palácio.

Claro que fizemos um intervalo com direito a lanche 🍌porque definitivamente visitar o local exige grande esforço físico.

O ponto alto da visita é a Galeria dos Espelhos (onde foi ratificado em 1919 o Tratado de Versalhes, um tratado de paz que encerrou oficialmente a primeira guerra mundial) . A sala tem 73 m de comprimento, 12m de altura e iluminada por dezessete janelas que têm à sua frente, espelhos que refletem a vista dos magníficos jardins. A sala é de uma riqueza de detalhes impressionante!! 😍

Fora a gigantesca estrutura do palácio, Versalhes também é muito conhecido pelos belos e extensos jardins que foram construídos na sua área externa. A construção dos jardins foi ordenada pelo rei Luís XIV, que devia ser bem modesto devido as dimensões do local😒.

O monarca Luís XIV, nomeou André Le Nôtre como responsável pela construção dos jardins, cujo desenvolvimento demandou um grande esforço, pois foi necessário retirar de Versalhes uma grande quantidade de terra para nivelar o solo. Além dos jardins, também foram construídas centenas de fontes ⛲️ , e foram trazidas a Versalhes árvores de diferentes partes da França, entre elas as árvores coxinhas, carinhosamente apelidadas por nós😜.

Os meninos foram conhecer toda a área do jardim, (achei desnecessário 🤷🏻‍♀️)enquanto eu e Marco ficamos sentados e aproveitamos para descansar kkk

Depois óbvio que me arrependi por não ter ido, ainda mais depois de ver as fotos lindas que eles tiraram 📷

Curiosidades sobre o Palácio de Versalhes 📃

O Palácio de Versalhes é gigantesco, tanto o palácio em si quanto seus jardins. Sendo assim, segue algumas informações a respeito desse lugar:

  • Todo o complexo do palácio, incluindo os jardins, possui cerca de 67 mil m2.
  • Possui cerca de 60 mil peças relativas à história francesa.
  • Possui cerca de 700 quartos, 2 mil janelas, 67 escadas e mais de mil lareiras.
  • A Galeria dos Espelhos foi construída entre 1678 e 1684 e possui, no total, 357 espelhos.
  • O Palácio de Versalhes sediou delegações que assinaram os tratados de paz de duas guerras: Guerra Franco-Prussiana e Primeira Guerra Mundial. Esses tratados foram assinados em 1871 e 1919, respectivamente.
  • No Palácio de Versalhes, também foi assinado o Tratado de Paris em 1783, por meio do qual os ingleses reconheceram a independência dos Estados Unidos.
  • Durante a Revolução Francesa, o Palácio de Versalhes foi invadido, e o rei Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta, foram obrigados a mudar-se para Paris.
  • Na Galeria das Batalhas, encontram-se 33 pinturas que narram a história francesa, desde Clóvis até Napoleão Bonaparte.
  • Na Galeria das Batalhas, também são encontrados 80 bustos de grandes oficiais franceses que foram mortos em batalha.
  • Em 1999, uma grande tempestade com ventos acima de 200 km/h atingiu o palácio e fez com que 10 mil das 200 mil árvores do palácio fossem danificadas.
  • Versailles, classificado há mais de 30 anos no Patrimônio Mundial da Humanidade, é uma das mais bonitas realizações das artes francesas do século XVII. A visita do castelo inclui os grandes apartamentos do rei e da rainha, a famosa Galeria dos Espelhos, a Capela Real, a galeria das Batalhas, os apartamentos das Damas e a galeria de História do Castelo.

É um passeio cansativo, pois é tudo muito grande e tem que andar bastante, mas com certeza é imperdível. Um lugar deslumbrante e único. Vale muito a pena reservar um dia para conhecer.

Nós amamos… espero que tenham gostado.

Beijos com carinho 💋 😘 logo volto com mais de Paris porque ainda não acabou 😁

Lara Beatriz 🌹❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.