Museu do Louvre

E enfim chegou a hora de conhecer o maior museu de arte do mundo😱… o Museu do Louvre!!

Eu amo visitar museus🥰, principalmente com histórias de realeza 👑 e nós deixamos o passeio para o último dia para poder aproveitar sem pressa. Quando o museu abriu já estávamos na fila…

Um monumento histórico, com uma área de 160 mil metros quadrados, localizado na margem do rio Sena, com um acervo de mais de 38 mil objetos, recebe mais de 8 milhões de visitantes por ano… como assim🧐🧐??

Aquela foto clássica que todo mundo faz 😉 e você não pode deixar de fazer também né… turista 💁🏻‍♀️

A pirâmide de cristal foi construída em 1989, rompendo um pouco a monotonia dos grandes blocos cinzas e atualmente serve como porta de acesso para o museu.

O local já foi residência principal da realeza, mas em 1682, Luis XIV escolheu morar no Palácio de Versalhes (que eu já mostrei aqui Palácio de Versalhes- França 🇫🇷), deixando o Louvre como um lugar para exibir a coleção real, e mais tarde, durante a Revolução Francesa, a Assembleia decretou que o local deveria ser usado como um museu para exibir as obras-primas da nação.

Das obras expostas atualmente, cerca de 300 mil são anteriores a 1948, e a coleção é organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.

Eu fico sempre impressionada com as artes no teto, acho fabuloso… o pescoço literalmente dói … como eles faziam isso com tanta perfeição 🤔?

Entre as pinturas mais importantes do museu vale a pena destacar as seguintes:

Monalisa, de Leonardo da Vinci. Originalmente La Gioconda (em italiano), é a obra mais célebre de Leonardo da Vinci. Foi produzida no século XVI, e é atualmente uma das obras mais caras do mundo 😳avaliada em muitos milhões💰💰💰💰

Ah, quanto suspense… e a danada fica bem escondida🤨, andamos muuuito 😒até conseguir encontrar um dos quadros mais famosos do mundo… e depois de muita procura, ansiedade, expectativa… eis a madame… minúscula😠

Embora muitos acreditem que a tela possua grandes dimensões, o quadro tem apenas 77 cm de altura por 53 cm de largura. Confesso que isso decepciona um pouco …😜

Em Mona Lisa, Da Vinci buscou harmonizar a relação entre o homem e a natureza, o que pode ser observado na paisagem no plano de fundo.

Dizem que o sorriso é enigmático 🔎.. cabe a cada um decidir se ela está sorrindo 🙂 se é uma expressão de felicidade 😄 de inocência 😏 de pretensão?? ❓ou apenas sensacionalidade…⁉️ Diz ai Da Vinci…

Outra obra famosa é a Bodas de Caná, de Veronese. Essa é enorme 😱 belíssima, 😍e curiosamente fica bem em frente a “minúscula” Monalisa, na mesma sala.

Com uma dimensão de 666 cm × 990 cm é a maior pintura da coleção do Louvre. Retrata uma cena do novo testamento (João 2:1-12) onde em um casamento em Caná acontece o primeiro milagre de Jesus, com a transformação da água em vinho. Ainda mistura na cena a última refeição de Jesus “A santa ceia” descrita em (Lucas 22:7-20) além de cenas profanas que se passam em Veneza no século XVI, mostrando os pecados capitais. Ou seja… tudo junto e misturado 🤦🏻‍♀️ o profano 👿 e o sagrado 😇 na mesma tela. Difícil interpretar obra de arte…acho que preciso viajar mais e visitar mais museus ☺️

Impossível conhecer tudo… que salva é que em todo museu existem lugares para um descanso, porque o passeio não é fácil não gente😩…

Tem também várias esculturas famosas, como a Venus de Milo, da antiga Grécia, o Escriba sentado, do antigo Egito entre outras…

Guiados por mapas, conseguimos ver apenas um pouco do que pretendíamos mesmo ficando mais de 4 horas no museu. É tudo muito longe e estava lotado, o que dificulta também. E também tem o cansaço né… foram dias andando kilometros diariamente e eu estava literalmente exausta… mas feliz… muito feliz🥰

Beatriz ainda andou mais um tanto para encontrar a obra do pintor francês Eugene Delacroix usada na capa do album do Coldplay Viva la Vida, “La Liberté Guidant le Peuple” (algo como “A Liberdade Guiando o Povo”), de 1830, que mostra os parisienses de armas em punho e uma imagem de uma mulher triunfante, simbolizando a liberdade. Olha a cara de felicidade dela quando encontrou😌

Enfim, o passeio é imperdível… sensacional👏🏻👏🏻… é tudo muito lindo e fantástico 🤩 …cansa, claro, é gigante, mas é um cansaço gratificante. Você volta no tempo lembrando cada aula de história, de literatura, cenas de filmes, é incrível poder ver tudo isso de perto. Sou suspeita né, amo museus, mas não tem como ir a Paris sem reservar um dia para o Louvre.

Chega porque já escrevi demais 🙈 um beijo bem grande a todos. 💋 😘

Com carinho,

Lara Beatriz 🌹 ❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.