Addis Abeba – Etiópia 🇪🇹

Addis Abeba (que significa Nova flor) é a capital e a maior cidade da Etiópia, com mais de 3 milhões de habitantes. O país fica situado no continente Africano e é a segunda nação mais populosa da África e também uma das mais antigas do mundo de ocupação humana 😱

Fomos parar na Etiópia meio que por acaso, pois estávamos procurando passagens para Israel e os preços da Ethiopian Airlines eram os melhores. Porém todos os vôos tinham uma conexão em Addis Abeba de um dia. Resolvemos aproveitar 😉 e pisar em solo africano pela primeira vez na vida.

Voar com a Ethiopian foi bem tranquilo, o aeroporto de Addis Abeba é bem grande, porém deixou muito a desejar. Eles falam apenas o idioma local, o que dificulta bastante a comunicação e para conseguir um táxi para irmos até o hotel foi uma luta 🙁. Como estávamos em cinco, fomos em dois carros, muuuito velhos😩 e os motoristas tiveram uma dificuldade enorme em encontrar o endereço do hotel. Se perderam várias vezes 🤦🏻‍♀️Foi um sufoco.

A Ethiopian Airlines vem fazendo esses vôos com escala em Addis Abeba como forma de incentivar o turismo. É preciso um visto para entrar no país mas conseguimos facilmente pela internet.

Passado o susto e já acomodados no hotel, que por sinal era muito bom, hora de aproveitar a cidade 😌depois de um café da manhã bem gostoso.

O brasileiro (e talvez o resto do mundo também) tem a tendência de pensar na Etiópia como sendo um lugar árido e cheio de crianças magrinhas passando fome. Mas não é assim! Este estigma ficou marcado devido à grande seca ocorrida nos anos 80 ,sendo muito difundida na mídia internacional. Atualmente, Addis Abeba encontra-se em constante desenvolvimento, com muitas obras em curso e recebendo investimento de países estrangeiros.

Visitar Addis Abeba com certeza foi uma surpresa. Ainda é um país pobre, sim, mas de uma cultura tão rica que até o alfabeto é exclusivo, e foi, aliás, o único país africano que os europeus não conseguiram colonizar. Além de ser o berço do café ☕️ e ser conhecida principalmente por abrigar o mais antigo fóssil de um ancestral humano 🦴 , possui também um inacreditável complexo de igrejas escavadas em rochas.

Nós começamos nosso tour indo conhecer a famosa cafeteria To.Mo.Ca. A Etiópia é o país da planta que originou a bebida mais imprescindível na vida moderna: o café, e é essa cafeteria é considerada uma das melhores 🔝 .

É claro que existem sabe-se lá quantas cafeterias em Adis Abeba e você provavelmente vai encontrar um café maravilhoso em cada uma delas. Mas se quiser aproveitar sua visita rápida para experimentar aquele que é considerado o melhor cafezinho de todos, vá para a To.Mo.Ca. Nós ainda conhecemos lá um casal de brasileiros que também estava fazendo conexão na cidade.

Como estávamos meio perdidos e a cidade é bem grande, fechamos com um motorista de táxi 🚖 para que levássemos nos principais lugares que queríamos conhecer.

Fomos então até o Museu Nacional da Etiópia. Nele estão alguns dos maiores tesouros da Etiópia (país considerado berço da humanidade), da África e do planeta, pois ele abriga o fóssil da mais antiga ancestral já descoberta até hoje.

O fóssil foi encontrado no Vale de Awash, na região de Afar e além de ser o mais antigo é também o mais completo e bem conservado.

Lucy, no Museu Nacional da Etiópia, em Adis Abeba

A espécie de Lucy é chamada de Australopithecus afarensis, que significa ‘macaco do sul de Afar’, região da Etiópia onde a descoberta foi feita. É estimado que Lucy tenha vivido na Etiópia há 3,2 milhões de anos atrás. Houve várias outras descobertas notáveis de fósseis no país, incluindo o fóssil humano mais velho. E claro que não faltou self com essa escultura de como seria a famosa Lucy 📷 Bem simpática ela ☺️

Lucy foi encontrada em 1974 e, depois de ser achada, passou um bom tempo fora do país mas retornou em 2013.

Porém, é preciso avisar: não crie expectativa de ver um esqueleto daqueles completos e saiba que, na verdade, você não está diante dos ossos reais da Lucy.

O esqueleto encontrado tem apenas algumas centenas de peças e são cópias dos ossos da Lucy. Por segurança, os originais estão muito bem guardados em uma área privada do prédio. Mas, de qualquer maneira, vale a pena conhecer, pois o museu tem outras obras bem legais.

Esse quadro abaixo ilustra a imagem da África com várias representações dentro. O que você consegue ver 🧐?

A entrada para o museu é um valor bem simbólico, o correspondente a dois dólares por pessoa.

Fomos almoçar em um local muito interessante, que mistura uma galeria com um restaurante: o Makush Art Gallery & Restaurant. Além de oferecer boas opções com especialidades italianas, o Makush também é um lugar excelente para quem gosta de ver e talvez comprar obras de arte.

Makush Art Gallery & Restaurant, em Adis Abeba

O ambiente simples é decorado com lindas pinturas 🖼 e esculturas de mais de 70 artistas de vários cantos da Etiópia, o que garante a chance de conhecer temas de diferentes regiões do país. Os quadros de uma pintora da cidade de Harar, por exemplo, sempre mostram mulheres, por causa da famosa força feminina local.

O atendimento foi excelente e os pratos são bem “gerenosos” na quantidade (nós não conseguimos comer tudo e olha que essa turma é boa para comer 😋😋).

Uma coisa que nos chamou a atenção na capital, foi a quantidade de prédios subindo. A cidade tem tentado atrair investimento de várias formas, é a sede da African Union e também Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA). São mais de 120 missões e embaixadas na capital e com isso, redes de hotéis, redes de restaurantes e shoppings tem crescido na cidade.

Ficamos apenas um dia, e seguimos nossa viagem com destino à Israel, mas achei que valeu muito à pena. Conhecer um país Africano foi sem dúvida uma experiência marcante.

Segue abaixo 10 razões para você conhecer a Etiópia: só fizemos apenas 😔as opções 1, 2 e 3… ou seja, precisamos voltar porque ainda temos muita coisa legal para conhecer lá🤩

  1. Conhecer os fósseis da nossa tataravó Lucy, o fóssil mais antigo do mundo.
  2. Tomar e comprar o café etíope e seus tons frutados e florais, de sabor delicado e leve ao paladar, considerado um dos melhores cafés do mundo.
  3. Provar a culinária local, um prato cheio com saborosos temperos como o berbere, o mitmita e o korerima, e experimentar comer com a mão como os etíopes.
  4. Explorar as igrejas monolíticas milenares esculpidas na rocha de Lalibela, esse santuário cristão ortodoxo da Etiópia também chamado de Jerusalém da África, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e a atração mais procurada do país. (nós não fomos )
  5. Turismo na Etiópia: visitar os castelos da cidade-fortaleza de Gondar, a última capital do império da Etiópia, e vivenciar as heranças dos tempos em que poderosos reinados dominavam a África.
  6. Voltar ao passado nas ruínas maciças da antiga cidade de Axum, que datam do 1° ao 13° século d.C., e incluem obeliscos monolíticos, túmulos reais e restos de castelos imperiais. O acervo remonta ao tempo em que o Reino de Axum era o mais poderoso entre o Império Romano Oriental e a Pérsia.
  7. Fazer um trekking pelas Montanhas Simiens, conhecidas como o rooftop da África, com suas paisagens dramáticas de tirar o fôlego compostas por cânions profundos verdinhos e povoadas por leões da montanha e babuínos.
  8. Embarcar em 3 dias de caminhada até o ponto mais baixo e mais quente da Terra, na beira do vulcão ativo Erta Ale, na Depressão de Danakil, com paisagens que não parecem ter saído deste planeta. Dallol, a cidade base da região, é também a mais inabitada do mundo.
  9. Ver os contrastes de Harare, a capital muçulmana, pra contrabalancear com a religião predominantemente ortodoxa de Adis. Sua velha cidade murada tem mais de 80 mesquitas é o quarto lugar mais sagrado do islã no mundo.
  10. Passear de barco pelas lindas paisagens do Lago Wonchi, que é um lago no fundo de um vulcão extinto. A 3 380 metros acima do nível do mar, o local tem também cachoeiras, águas termais e belos vales.

Foi super corrido e até um pouco cansativo mas gostamos bastante 😍

Um beijo grande com carinho 💋😘

Lara Beatriz 🌹❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.