Muro das lamentações – Jerusalém 🇮🇱

Impossível pensar em Jerusalém e não pensar no Muro das lamentações. Um dos símbolos mais importantes da cidade reúne todos os dias milhares de judeus e turistas que vêm para fazer orações e depositar os seus desejos, como manda a tradição.

Nós descemos do Monte das Oliveiras à pé e fomos caminhando até chegar no Muro. Uma looonga caminhada 😩… e a primeira sensação ao chegar lá é realmente indescritível ☺️como tudo em Jerusalém.

O Muro das Lamentações (ou Kotel, em hebraico) era parte do edifício mais deslumbrante que Jerusalém já teve, o Segundo Templo, construído pelo grande rei Herodes. O Segundo Templo foi destruído no ano 70 dC pelo general romano Tito e, apesar da destruição que ocorreu, as quatro paredes de suporte do Monte do Templo permaneceram em pé. Jerusalem foi incendiada, e o general teria deixado apenas o muro de pé para que o povo judeu não esquecesse de que Roma vencera a guerra – daí a expressão Muro das Lamentações.

Ao longo das gerações desde a destruição do Templo, o Muro das Lamentações foi o vestígio mais próximo do local dos santuários do templo – um lugar onde somente os sumos sacerdotes judeus eram autorizados a entrar, porque ali eles acreditavam que Deus estava presente. 🙏🏻

O Muro é um símbolo nacional porque a estrutura de tijolos antigos presenciou o surgimento, exílio e redenção de Israel e do povo judaico. É um local muito popular para cerimônias nacionais e até mesmo para realização de Bar Mitzvah.

Antes de se aproximar do muro deve-se purificar as mãos, e as mulheres devem sempre estar com os ombros e joelhos cobertos, além de não ter a barriga à mostra.

Homens devem usar chapéu, boné ou o quipá, um tipo de touca usado pelos judeus para cobrir o topo da cabeça como símbolo de temor a Deus.

Como local de veneração, há vários séculos é tradição colocar nas reentrâncias entre as pedras papéis com orações e pedidos. Nós já levamos os pedidos e orações prontos… nossos e dos amigos e familiares🥰

Quando um pedaço de papel encosta no muro, se torna um objeto sagrado e não pode ser destruído. Duas vezes no ano, todos os papeis são retirados e enterrados no Monte das Oliveiras

Existe uma grande cerca que separa as duas zonas de oração do muro: uma dedicada às mulheres e outra aos homens (a parte dos homens é bem maior 😒). A oração dos homens costuma chamar mais à atenção, eles cantam os salmos em voz alta, formam coros e balançam a cabeça freneticamente em frente ao muro.

Esse lugar exala algo que não há como descrever. É uma sensação única😭. Fizemos nossas orações com as mãos na parede já tão surrada e a emoção toma conta🙌🏻

Desde 2013, as mulheres podem orar em voz alta e utilizar os mesmo símbolos religiosos que os homens. Há estantes com exemplares da Torá para que todos possam rezar (bem fácil 😣) além de várias cadeiras para se sentar.

Nós fomos duas vezes no Muro… uma no nosso primeiro dia em Jerusalém, depois de visitar o Monte das Oliveiras, no fim do dia porque queríamos ver como era o local à noite, e uma segunda vez, quando fizemos a Via Sacra completa.

Para visitar o Muro das Lamentações de Jerusalém, é necessário passar um rigoroso controle de segurança antes de entrar na praça principal. Você terá que passar por um detector de metais e os guardas poderão revistar a sua mochila ou bolsa e pedir a sua documentação.

Quando começamos a organizar a viagem eu sabia que seria algo forte, com muita emoção por ser um lugar tão importante dentro da minha fé e religião. Mas ao chegar e vivenciar de fato é algo muito mais forte do que o esperado. Ver a fé das pessoas rezando no muro, homens, mulheres, crianças de diferentes lugares do mundo, juntos em um mesmo propósito, não tem como descrever… só agradecer❤️

Gratidão…reconhecer que a vida é um presente… minha família é um presente… vivenciar momentos como estes é um presente!

Beijos a todos com muita gratidão e carinho 💋😘

Lara Beatriz ❤️🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.