Mar Morto

Ahhhh o Mar Morto 😍…tão falado nas aulas de história e nas leituras bíblicas… finalmente iria conhecê-lo.

Ocupando uma área de 1.000km², no vale do Rio do Jordão, fica entre as colinas da Judéia e os Planaltos da Jordânia, banhando os territórios da Jordânia e de Israel. Localizado sobre uma fenda, uma imensa falha geológica existente entre a placa tectônica africana e a arábica, é o ponto mais baixo da Terra, 430 metros abaixo do nível do mar.

Nós saímos cedo de Jerusalém, fomos conhecer a Fortaleza de Massada e na volta paramos para conhecer o Mar Morto, que fica a 40 km de Jerusalém. A região é bastante árida e o clima, no período em que fomos (setembro) bastante seco e quente ☀️🔥

O Mar Morto recebe esse nome por não apresentar condições de vida em virtude do elevado grau de salinidade. O nível de sal nas águas encontra-se próximo a 35%, enquanto nos oceanos o grau costuma ser em torno de 5%. Isso ocorre porque ele é um mar fechado, ou seja, cercado de terra por todos os lados, de forma que sua única fonte de abastecimento é o Rio Jordão. Como a região é muito quente, a água evapora💦 facilmente, mas os minerais não, o que contribui para a elevada quantidade de sal.

A alta concentração de sal faz com que as águas do Mar Morto apresentem alta densidade. Como água apresenta densidade superior ao corpo humano, não é possível afundar no Mar Morto, o que representa um grande atrativo para os turistas. A sensação é estranha no início, mas depois se torna bastante divertido😎.

A densidade da água é perceptível até mesmo no corpo, a gente se sente “engordurado”.

Por ser uma região desértica e insuportavelmente seco a gente não consegue ficar muito tempo na água, não é refrescante. É só o tempo de experimentar e tirar as fotos 📸, claro 😉

Ainda não há consenso sobre o futuro do mar morto. Alguns estudiosos afirmam que, caso a exploração sobre o Jordão não diminua, o Mar Morto irá secar. Outros afirmam que a tendência é que o seu volume estabilize-se com o tempo. De toda forma, existem projetos que pretendem interligá-lo ao Mar Vermelho, o que também vem gerando repercussão, pois isso poderia transformar radicalmente o ambiente de ambos os mares.

O banho de lama nas margens do Mar Morto também é bastante famoso, dizem que a lama é medicinal, e como vocês já sabem, falou que faz bem a gente já está provando… a intenção era sair de lá alguns anos mais jovem😏

É preciso tomar cuidado o tempo todo para não deixar a água entrar na boca e nem nos olhos, pois devido a quantidade de minerais pode fazer mal. Também não é aconselhável entrar na água com algum tipo de corte ou ferimento na pele, pois deve arder bastante.

A seguir, os fatos mais interessantes sobre esse lugar:

  1. O Mar Morto surgiu porque a crosta da Terra foi esticada devido à formação de uma fenda naquele lugar. A superfície acabou afundando onde a crosta era fina, o que levou à formação do Mar Morto. E tem mais! Alguns cientistas acreditam que pode estar afundando mais a cada ano que passa.
  2. É o ponto de elevação mais baixo do mundo .
  3. O Mar Morto, na verdade, não é mar, e sim um grande lago sem saída para o oceano.
  4. Por incrível que pareça, apesar da fama ele não é o mais salgado; há três na frente. Porém, dos lagos mais salgados do mundo, ele é o mais fundo, chegando a 377 metros de profundidade.
  5. O alto teor de sal do Mar Morto faz com que nenhum tipo de vida aquática sobreviva, por isso ele tem esse nome.
  6. A água é tão concentrada em minerais como zinco, e tem o ar tão rico em oxigênio, que tem se mostrado excelente no tratamento de asma, pressão alta e reumatismo, bem como várias doenças de pele.
  7. Pois é! A lama lá também tem propriedades curativas, pois é rica em sódio, potássio, magnésio e cálcio.
  8. A Bíblia Hebraica cita o Mar Morto como o lugar onde o rei David se refugiou, e muitas pessoas acreditam que o primeiro turista ali foi possivelmente Abraão, embora não haja nenhuma prova disso.

Enfim, uma experiência única, inesquecível, mas não dá pra dizer que é uma delícia entrar nessa água😝

Um beijo com carinho ❤️😘

Lara Beatriz 🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.