Via Sacra 🙏🏻- Jerusalém 🇦🇷

A Via Sacra, também chamada Via Crucis, se refere ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório, o tribunal de Pilatos, até o Calvário onde faleceu.

Nós fomos bem cedo pois a última estação, onde Jesus foi sepultado, costuma ficar muito lotada.

Os católicos costumam fazer essa meditação no período da Páscoa, uma prática que teve origem no século X, no tempo das Cruzadas. Eu sempre participei das comemorações da Semana Santa na igreja e poder estar ali e vivenciar tudo onde realmente aconteceu era um sonho antigo.

O percurso começa no Portão do Leão na cidade de velha Jerusalém e percorre a parte ocidental da cidade de Jerusalém, terminando na Igreja do Santo Sepulcro.

De acordo com a tradição cristã, foi por este caminho que Jesus Cristo carregou a cruz ✝️ A rua possui nove das quatorze estações, chamadas “nove estações da cruz”. As 5 últimas estações estão no interior da Igreja do Santo Sepulcro. É uma longa rua da época romana por onde passam todos os dias milhares de peregrinos, turistas e locais. Os gritos dos vendedores do bazar são intercalados com canções e orações dos fiéis na rua mais sagrada de Jerusalém.

A primeira estação encontra-se junto ao Mosteiro da Flagelação, local onde teriam colocado a coroa de espinhos e ocorrido a flagelação de Jesus.

A segunda estação encontra-se próxima dos restos de uma construção romana, conhecida hoje em dia por Arco do Ecce Homo, em memória das palavras de Pôncio Pilatos quando mostra Jesus Cristo à multidão e Jesus é forçado a carregar a cruz.

A terceira estação relata a primeira queda de Jesus Cristo. Hoje em dia, o local tradicional está marcado por uma pequena capela  pertencente ao Patriarcado Armênio de Jerusalém.

A quarta estação relata o encontro entre Jesus e sua mãe. Hoje em dia, no local existe um pequeno oratório. Estar nesse local é uma emoção indescritível.

Na quinta estação, sobre a soleira de uma porta existe um inscrição que exibe o encontro entre Jesus Cristo e Simão Cireneu, a quem os romanos ordenam que carregue a cruz de Jesus Cristo até o Gólgota.

A sexta estação é o local do encontro entre Jesus e Verônica, quando limpa a sua face com um tecido que fica com as suas feições.

A sétima estação assinala a segunda queda de Jesus. Hoje em dia este local está assinalado por uma coluna na esquina da Via Dolorosa com a Rua do Mercado.

A oitava estação relata o encontro de Jesus com as mulheres de Jerusalém. Hoje em dia o local é assinalado por uma cruz esculpida na parede de um mosteiro ortodoxo.

A nona estação relata a terceira queda de Jesus. Hoje em dia o local está assinalado por uma coluna da era romana, à entrada de um mosteiro.

A décima estação relata o lançamento das vestes de Jesus.

As últimas estações ficam dentro da Igreja do Santo Sepulcro e representam o momento da crucificação, morte, retirada da cruz e sepultamento.

No local da crucificação existe um pequeno altar para oração, e rezar ali foi sem dúvida a experiência mais forte da minha vida 😭😭

Logo em seguida tem o local (uma pedra) onde o corpo de Jesus Cristo foi colocado quando o retiraram da cruz.

Não tenho palavras para descrever a emoção de tocar esse lugar ❤️

E por último o local do sepultamento, o Santo Sepulcro.

Eu te suplico Senhor, que me concedas,
por intercessão de tua Mãe a Virgem Maria,
que cada vez que medite tua Paixão,
fique gravado em mim
com marca de atualidade constante,
o que Tu fizeste por mim
e teus constantes benefícios.
Faz Senhor, que me acompanhe,
durante toda minha vida,
um agradecimento imenso a tua Bondade. Amém 🙏🏻

Não tenho como terminar esse post sem expressar a minha gratidão por esses momentos em Jerusalém. Palavras não são suficientes para expressar, então fica a minha gratidão por essa experiência ao lado da minha família.

Um beijo bem grande a todos com muito amor e fé 😘🙏🏻

Lara Beatriz ❤️🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.