Serra Gaucha – Gramado

Sempre quis conhecer a Serra Gaúcha, então aproveitamos a viagem para Porto Alegre (se você ainda não viu clica aqui https://coisasdelara.com/2018/11/14/porto-alegre-rs/) e fomos até Gramado, que fica a 130 km da capital. Alugamos um carro em Porto Alegre para ganhar tempo e aproveitar melhor o passeio.

O dia amanheceu beeem nublado, com uma chuvinha fina que tornava o clima ainda mais frio.

O portal de entrada da cidade é lindo, e a chuva não nos impediu de descer do carro para tirar foto, afinal não poderia deixar de registrar.

Gramado é uma cidade gaúcha que se destaca por oferecer uma excelente estrutura turística e possuir atrações variadas para todas as idades, além de paisagens maravilhosas, com jardins floridos o ano todo. Na época do inverno se destaca as hortênsias, e no período do Natal a decoração da cidade é de fazer inveja a grandes capitais.

Como a chuva não cessava, nosso primeiro passeio foi conhecer a Aldeia do Papai Noel, um parque natalino que fica aberto o ano inteiro. O local fica em uma área bem grande, cheia de pinheiros e muitas atrações, como um labirinto de doces, a fábrica de brinquedos e claro, a casa do Papai Noel.

Possui também  uma Praça da neve, com três bonecos de neve decorados, além de trenós e uma neve artificial de espuma caindo o tempo todo.

Na casa do Papai Noel, todos os cômodos são decorados com motivos natalinos: sala, quarto, cozinha, banheiro, escritório (sim, Papai Noel tem um escritório para administrar sua entregas) e uma sala de pelúcias.

Existe no parque uma ilustre moradora, uma rena chamada Natalina. Bem simpática, mas não quis olhar para foto… acho que não gostou dos meninos.

No jardim, há a árvore dos desejos: são plaquinhas de madeira onde escrevemos desejos para o Papai Noel. São mais de um milhão de plaquinhas… coitado do Papai Noel para atender tanto pedido.

Na fábrica de brinquedos encontramos nossos amigos Marcelo e Lucia, com a filha Julia (quem me acompanha aqui, foi na casa deles que ficamos na viagem para o Chile),que também estavam aproveitando o feriado para conhecer a região Sul. Deliciosa coincidência, até assustamos quando vimos, pois éramos as duas única famílias no local. São amigos muito queridos e foi bom reencontrá-los.

Fomos almoçar todos juntos para aproveitar um pouquinho mais o nosso inesperado encontro. O local escolhido foi uma tradicional churrascaria gaúcha, com uma variedade de opções sensacional e uma  comida deliciosa… só o preço é que não era muito agradável, mas…

Uma das atrações de Gramado para dias de chuva (sim, choveu o dia todo) é o Super Carros: uma  coleção de carros novíssimos e com motores muito poderosos, como Ferrari, Porsche, Camaro e Lamborghini. É uma boa oportunidade para ver mais de perto aquele carros dos sonhos e até ter o prazer de dirigir um deles (não foi o nosso caso, pois o preço do aluguel dava para pagar toda nossa viagem).

Um outro passeio imperdível é o Museu dos Festivais de Cinema, na famosa avenida Borges de Medeiros, onde é realizado anualmente o Festival de Cinema. O museu possui diversas atividades interativas e um grande acervo com figurinos, cartazes e roteiros de filmes. Tem também uma calçada da fama, no estilo Hollywood, com as principais estrelas do cinema nacional.

Ainda na avenida  Borges de Medeiros, fomos conhecer a Igreja Matriz São Pedro, construída a partir de 1917 e com grande parte de sua estrutura de pedra. A igreja tem vários vitrais e  uma torre com 44 metros de altura. 

Temperatura bastante agradável, às 4horas da tarde.

Essa avenida Borges de Medeiros é a mais tradicional da cidade, com muitas lojinhas típicas gaúchas e  belas construções no estilo alemão.

Não sei se por ser feriado ou apenas fim de semana, mas a cidade estava repleta de turistas, mesmo com frio e chuva.

A cidade possui ainda muitos parques com diversas atrações ao ar livre, mas o clima não colaborou, e não pudemos conhecer. Vamos ter que voltar um dia.

Para finalizar, um chocolate quente acompanhado de tortas com muito recheio. de chocolate, sempre!

Beijos molhados de um dia de muita chuva, mas quando estamos com pessoas especiais nada estraga o passeio,

Com carinho

Lara Beatriz.

P.S. não reparem nos cabelos desarrumados, era muita chuva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.