Minhas escolhas de Rodrigo Alvarez

Depois de ler a biografia do Padre Fábio de Melo, o livro Humano Demais, escrita por Rodrigo Alvarez, e gostar muito da maneira descontraída dele escrever, me aventurei nas obras “Maria”, “Aparecida” e “Milagres” e me encantei com todas. Correspondente internacional da Rede Globo, ele escreve de maneira objetiva e concreta abordando assuntos tão instigantes.

Em “Aparecida” , ele apresenta o contexto histórico da imagem encontrada por pescadores no Rio Paranaíba, em 1717, relatando fatos marcantes que aconteceram no Brasil, como por exemplo a ditadura e a proclamação da república, narrando os fatos de maneira cronológica com muita clareza. O livro é resultado de pesquisas realizadas durante 3 anos, no Brasil e no exterior. Reúne documentos e fotos, em um texto surpreendente, com fatos curiosos descrevendo os 300 anos da aparição da imagem, padroeira do Brasil desde 1930.

Vale muito a pena a leitura, além de retratar fatos religiosos e de fé dos devotos, possui um conteúdo histórico de muito valor.

Em ” Milagres“, o escritor desvenda as mais incríveis histórias de fiéis, com depoimentos emocionantes sobre milagres associados à santa de maior símbolo da fé católica brasileira. Ele foi o único escritor que teve acesso ao “baú” dos milagres que fica no Santuário Nacional de Aparecida.

Pesquisou mais de 4 mil milagres relatados, depois selecionou 400 e por fim escolheu 32 para serem apresentados no livro. São histórias de pessoas que vivenciaram milagres e os atribuíram à Nossa Senhora Aparecida. Muito emocionante e sem dúvida um combustível a mais para os devotos da Santa. Acho que chorei em cada uma delas.

Maria” me encantou já na dedicatória : “A todas aquelas que, como Maria, melhoram este nosso mundo com seus amores de mãe.” Lindo né?

O livro conta a história polêmica com mais de 2000 anos, com os locais de nascimento, algumas datas importantes e até algumas incertezas, como os nomes dos pais de Maria. Mas para mim a comoção que Maria traz é inegável. Com o subtítulo ” A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada de Mãe de Deus”, além de resumir a história, o autor  apresenta os fatos com total imparcialidade e não coloca Maria como uma “santa”. Apenas relata fatos resultantes de muita pesquisa.

A história é dividida em três momentos: A vida de Maria; Theotokos, a mãe de Deus e Maria do Mundo, onde ele relata as diferentes devoções à Maria, como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, de Lourdes e também a história de Catarina Labouré, a religiosa que teve a visão de Nossa Senhora das Graças em Paris (já escrevi sobre isso aqui no post “Santuários Marianos”).

São excelentes opções de leitura, e com certeza não são destinadas apenas aos católicos. Mas como católica, me emocionei várias vezes durante a leitura. Maria para mim é a tradução mais sublime do Amor: amor de doação, amor sem limites, amor incondicional. Sou devota sim, com muito orgulho da minha mãe Maria que tanto me ampara e me acalenta. E acima de qualquer crença, está o amor, e é a isto que Maria me remete.

Aproveitem as tradições de Natal em presentear as pessoas para dar livros de presente. Não tem como não agradar…

“Um livro amigo é aquele que me faz ficar preso até a última página e que não me canso de revisitar”. Tony Ramos. Ator

Beijos de fé com muito carinho e amor,

Lara Beatriz.

P.S. Rodrigo Alvarez lançou este ano “Jesus: o homem mais amado da História” e também “Madalena sem filtro: memórias póstumas da apóstola de Jesus”; ja comprei os dois mas ainda não li. Estou curiosa, depois conto aqui o que achei.

Um comentário em “Minhas escolhas de Rodrigo Alvarez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.